EDUCAÇÃOEMPREENDEDORISMO

Programa de mentoria digital vai apoiar 90 projetos inovadores desenvolvidos por estudantes, em todo país

Dois projetos de estudantes amazonense do Uninorte já foram contemplados. Um é do aluno do curso de Fisioterapia, Eliandro Oliveira, e o outro, desenvolvido por Ângela Araújo, de Enfermagem

Para amadurecer uma ideia e transformá-la em um negócio de sucesso, a mentoria é uma das ferramentas que não pode faltar nesse processo. Pensando nisso, o grupo Ser Educacional inaugurou o programa de mentoria da Cria – Incubadora Digital, que vai apoiar 90 propostas inovadoras de produtos, serviços e modelos de negócio de estudantes de suas Instituições.

Dois estantes de cursos de graduação do Centro Universitário do Norte (Uninorte), na capital do Amazonas, já foram selecionados.

Um dos projetos selecionados é do aluno do curso de Fisioterapia, Eliandro Oliveira. Natural de Manaquiri, município do interior do Amazonas, o jovem cresceu vendo a dificuldade dos ribeirinhos para terem acesso a atendimento fisioterapêutico. A solução pensada pelo estudante é criar unidades móveis de prática de fisioterapia, como barco e ônibus para levar atendimento a regiões remotas.

“A fisioterapia é a especialidade principal, mas a ideia é levar também uma equipe multidisciplinar para ajudar os ribeirinhos que precisam de outros serviços de saúde”, conta o aluno.

O segundo projeto é da estudante de Enfermagem, Ângela Araújo, inspirado na dificuldade de acesso à internet em regiões mais remotas do Norte. Ela está desenvolvendo um aplicativo de atenção primária em saúde que vai funcionar de forma off-line, atendendo a população que precisa de atendimento. “A ideia é voltada para atender as pessoas que não têm acesso a internet, estão longe de um centro médico e estão com dúvidas sobre a própria saúde.

O App vai orientar paciente na atenção primária e encaminhar aos especialistas para fazer o tratamento correto. “Na pandemia, vimos como a informação e a falta dela afetam a qualidade de vida e os serviços de saúde, então a ideia é proporcionar uma solução para esse problema”, explica a estudante.

Mentoria

De acordo com os coordenadores da mentoria, na primeira parte do programa, os alunos passarão pelo Overdrives Academy. O programa é do Centro de Inovação da Uninassau, o Overdrives, e terá duração de seis meses, com oferta de materiais de ideação, estruturação do modelo do negócio, entre outros. Os melhores projetos serão selecionados e passarão pela incubação do Cria.

“Todos os projetos selecionados têm maior chance de resultar em projetos reais quando recebem apoio de núcleos especializados multidisciplinares, como é o caso do CRIA, que conta com equipe especializada, profissional e atenta às inovações do mercado. Vamos auxiliar os alunos a darem os primeiros passos para a criação de negócios transformadores”, afirma a diretora acadêmica do Ser Educacional, Simone Bérgamo.

A reitora do Uninorte e integrante da equipe gestora do Cria, Nizete Santiago, destaca que a primeira turma de mentoria teve quase 400 projetos inscritos. “Será uma excelente oportunidade para os alunos, que vão ter mentores de grandes empresas nacionais acompanhando-os nesse processo. Essa conexão também vai ajudá-los a estreitar os laços com o mercado de trabalho e aumentar as chances de sucesso na carreira”, disse.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo