AMAZONASDESTAQUESAÚDE

Fundação de Vigilância em Saúde trabalha na implantação do Plano Estadual em Hemovigilância do Amazonas

Planejamento ocorre em parceria com a Vigilância Sanitária de Manaus para aumentar a segurança tanto de quem doa o sangue quanto de quem o recebe. Semsa também participa da ação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) prepara o plano de ação de elaboração do Plano Estadual de Hemovigilância do Amazonas para identificar, investigar e monitorar reações adversas do ciclo do sangue, desde a doação até o período após a transfusão sanguínea. A preparação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus).

Nesta sexta-feira (11/02), os representantes da Vigilância Sanitária do Amazonas e de Manaus dão continuidade a cronograma de encontros para a implantação do plano estadual. No planejamento, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) integra o processo como instituição parceira na capacitação sobre as reações que podem ocorrer após transfusão de sangue.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da estratégia para fortalecer a segurança do doador e receptor de sangue. “Pela hemovigilância, é possível o monitoramento de ocorrências de não conformidades ou eventos adversos que podem ocorrer no ciclo do sangue. O objetivo é aumentar a segurança tanto de quem doa o sangue como de quem o recebe”, afirma Tatyana.

A elaboração do plano de ação é a fase inicial para implantação do sistema estadual de hemovigilância, que inclui a realização de notificações de suspeitas de reação transfusional por meio de todas as unidades de saúde que realizam captação e transfusão sanguínea.

“Ao ser implantado, o sistema vai contemplar todo o estado e deixar a Vigilância ainda mais sensível para identificar reações”, destaca Jackson Alagoas, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP (Devisa/FVS-RCP).

Os próximos passos incluem elaboração do plano estadual, capacitação das equipes municipais, cadastro das unidades de saúde em sistema oficial de notificação, pactuação de ações com os municípios, por meio das Vigilâncias Sanitárias municipais e do setor regulado, que inclui hospitais e demais unidades de saúde que possuem o serviço de hemoterapia, popularmente conhecido como “banco de sangue”.

A interlocutora de Hemovigilância no Amazonas, Lucivânia Lopes, do Devisa/FVS-RCP, destaca que, na próxima semana, o Devisa e a Vigilância Sanitária de Manaus se reunirão, virtualmente, com as vigilâncias sanitárias municipais para tratar sobre o monitoramento dos serviços de hemoterapia.

“No fim de todo o processo, buscamos a realização de fluxos de trabalho para melhorar a qualidade do hemoterápico (sangue) e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes envolvidos no processo que podem ser atendidos pela hemorrede do estado”, acrescenta Lucivânia.

Hemovigilância

A hemovigilância é um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre os eventos adversos ocorridos nas diferentes etapas para prevenção do aparecimento e/ou a recorrência deles, desde o processo de doação de sangue até a investigação de possíveis reações após a transfusão.

Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Pular para o conteúdo