AMAZONASSAÚDE

Unidades de saúde do Amazonas são selecionadas para participar de programa sobre cuidados paliativos

Programa do MS tem por objetivo beneficiar pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida e seus familiares, auxiliando na promoção da qualidade de vida

Unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foram selecionadas pelo Ministério da Saúde (MS) para participar do segundo ciclo do Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar.

O programa tem o objetivo de capacitar equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar protocolos de Cuidados Paliativos de forma a beneficiar pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida e seus familiares, auxiliando na promoção da qualidade de vida.

“Essa iniciativa é importante para os pacientes em Cuidados Paliativos, familiares e profissionais de saúde, pois influencia positivamente na qualidade de vida. Com esse projeto, vamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo SUS no Amazonas”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Esta é a segunda vez que as unidades de saúde do Estado participam do programa. Em 2021, um encontro virtual sobre o tema teve a participação de gestores e profissionais da SES-AM, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), de Hospitais e Prontos-Socorros e de unidades de pronto atendimento da capital, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão dos hospitais universitários.

Programação

Neste segundo ciclo serão realizados 10 meses de atividades e compartilhamento de conhecimento, que incluem as fases de diagnóstico para compreensão da realidade local, implementação de planos de ação e educação continuada. Após a capacitação haverá um período de monitoramento, com a finalidade de apoiar o amadurecimento das melhorias implementadas nas unidades.

Neste ano, está prevista a participação de um hospital, um serviço de atendimento domiciliar e um ambulatório de especialidades do Estado, que devem ser definidas em breve. Durante o projeto, as equipes selecionadas serão capacitadas e orientadas a implementar protocolos de Cuidados Paliativos de forma a beneficiar pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras de vida e seus familiares.

O programa é uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Hospital Sírio-Libanês.

Pioneirismo

No Amazonas, a FCecon é a unidade mais antiga a oferecer o serviço de Cuidados Paliativos, tendo atuação pioneira. Presente na instituição desde 1997, o Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) oferta enfermaria, Ambulatório de Dor, Ambulatório Pós-Luto e atendimento domiciliar.

Esse acompanhamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com médicos anestesistas, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, fisioterapeuta e capelã.

A equipe da FCecon trata dos sintomas desconfortantes que a doença avançada traz, como a dor, dificuldade para respirar, fadiga, falta de apetite e as questões psicológicas e espirituais, que são importante componente no controle dos demais sintomas.

Fotos: Lucas Silva/Secom e Jadson Souza/FCecon

Pular para o conteúdo