AMAZONASDESTAQUE

Em seu quinto mandato como conselheiro federal, advogado amazonense Alberto Simonetti é eleito presidente da OAB

Em postagem na sua conta no Twitter, o governador do Amazonas, Wilson Lima parabenizou o novo presidente da OAB, que tem 21 anos de atuação na advocacia e faz parte de uma família tradicional de juristas no estado

Com 21 anos de atuação no direito, o advogado amazonense José Alberto Simonetti, que estava em seu quinto mandato como conselheiro federal da seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi eleito presidente nacional da entidade.

“O momento é de união e diálogo. Queremos construir pautas capazes de unir a advocacia. A OAB tem que dialogar com todas as instituições, com todos os Poderes. Minha proposta é uma gestão independente, inclusiva e participativa. Nossa principal missão será olhar para o dia a dia do advogado, que exerce uma profissão essencial ao estado de direito e ao devido processo legal”, afirmou o advogado amazonense, logo após a confirmação da sua eleição, na noite de segunda-feira (01/02), em Brasília.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, parabenizou o advogado amazonense, que faz parte de uma família tradicional de operadores do direito no Estado. O pai dele, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional da entidade no estado.

“É com muita alegria que parabenizo o advogado amazonense José Alberto Simonetti, eleito novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Desejo sucesso e sabedoria na honrosa missão de comandar essa instituição fundamental para a democracia e a Justiça do nosso país”, declarou o governador, em postagem no Twitter.
A chapa de Simonetti intitulada “OAB de Portas Abertas” foi registrada com o apoio de 26 seccionais da entidade. O principal requisito para uma advogada ou advogado do país disputar a eleição nacional da OAB é ter o apoio de, pelo menos, seis seccionais estaduais.

Natural de Manaus, Beto Simonetti, como é conhecido, é advogado criminalista, tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Casado e pai da Beatriz e do Bernardo, Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.

Fotos: Divulgação/OAB

Pular para o conteúdo