EDUCAÇÃO

Mais de 43 mil reservas de vagas para novos alunos são realizadas em 12 horas

As informações são obtidas das bases de dados do sistema de matrícula, que atende de forma simultânea o Estado e os municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru

Até o meio-dia desta segunda-feira (17/01), o site matriculas.am.gov.br, provido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), contabilizou 43.718 solicitações de reserva de vaga, sendo 25.122 da rede municipal de Manaus e 17.924 da rede estadual. As informações são obtidas das bases de dados do sistema de matrícula, que atende de forma simultânea o Estado e os municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, o pico de reservas simultâneas ocorreu às 0h02, quando foram realizadas 2.224 reservas. “O maior acesso ao sistema ocorreu na primeira hora, quando foram registradas 23.064 reservas, o que dá uma média de 384 reservas por minuto, sem que notássemos nenhuma degradação de nossa infraestrutura”, disse.

Ainda de acordo com Lincoln, na segunda hora após a liberação do site, foram realizadas 2.719 reservas. “Na segunda hora, a maioria dos responsáveis já havia conseguido fazer sua reserva de vaga e, com isso, a demanda retraiu consideravelmente. De maneira geral, foi uma madrugada muito tranquila, com os responsáveis conseguindo acessar o site e reservar as vagas sem nenhuma intercorrência técnica”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, diz que o procedimento corre como o esperado.

“Muitos responsáveis já tinham feito o cadastro dos estudantes e estavam aguardando esse momento de reservar a vaga, por isso esse número alto de acessos em pouco tempo. Reforço aqui que todas as vagas disponíveis são mostradas no site, e que em caso de dúvidas, podem procurar qualquer escola ou nossa Central de Atendimento, pelo número 0800 092 5050”, frisou a secretária.

Tecnologia

Para o diretor-presidente da Prodam, o resultado positivo da operação evidencia um ajuste fino na infraestrutura da empresa, adequando-a às necessidades dos sistemas e, no caso específico da educação, a reprogramação e modernização do sistema de acesso à matrícula.

“Em 2022, iniciamos os testes do uso de um sistema de monitoramento, baseado em inteligência artificial, que nos ajudou sobremaneira a reduzir o tempo de identificação de problemas, beneficiando o cidadão quando do uso das soluções providas pela Prodam. Tudo isso para garantir uma melhor performance das nossas soluções, baseado nas melhores práticas de mercado e na expertise dos colaboradores da Prodam”, concluiu Lincoln.

Estatísticas

Até o meio-dia desta segunda-feira, o site de matrículas teve mais de 59 mil acessos, sendo a grande maioria, 86,2%, realizada via smartphone.

Do total de 17.924 reservas para vagas estaduais, a maioria foi para as escolas de ensino regular com 15.994, seguidas das de tempo integral com 1.464, e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 431 acessos. As escolas que mais receberam solicitações de matrículas foram: Ceja Agenor Ferreira Lima, Escola Estadual Gilberto Mestrinho e Escola Estadual Sebastião Augusto.

Em relação às escolas municipais, do total de 25.122 reservas realizadas, 14.423 foram para alunos que ingressarão na pré-escola. E as instituições de ensino que mais registraram solicitações de matrículas foram o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Adelaide Bessa, CMEI Eva Gomes do Nascimento e Escola Municipal Maria do Carmo.

Foram realizadas ainda 181 reservas para escolas municipais de Manacapuru e 491 para as de Iranduba.

Foto: Euzivaldo Queiroz

Pular para o conteúdo