COVID-19DESTAQUESAÚDE

Parintins já tem mais de 90% da população imunizada com as duas doses da vacina contra covid-19

Município já aplicou duas doses de vacina em 90,2% na população e está muito à frente da média do Amazonas que é de 53,3% e da média nacional, 67,3%

A cidade amazonense que fica na região do Baixo Amazonas e abriga um dos mais importantes festivais folclóricos do país, terra dos bumbás Caprichoso e Garantido, é destaque nacional na imunização da sua população contra a covid-19. Parintins inicia 2022 como um dos municípios que mais aplicou vacina contra a covid-19 em sua população vacinável, no país.

Nesta quinta-feira (6/01), o município começou o dia com o vacinômetro registrando 165.633 doses de imunizantes aplicadas. Mais de 96% da população recebeu a primeira dose, 90,2% as duas e, 31% a dose de reforço.
Neste cenário, o município está muito à frente da média de imunização das cidades amazonenses, que é de 53,3% e da média nacional, que 67,3%. Os maiores estados em número de vacinação da primeira dose são Piauí com 83%, São Paulo com 82,14% e Santa Catarina com 78,72%. Parintins tem 96,2% com a primeira dose.

O prefeito da cidade, Bi Garcia, atribui os resultados alcançados ao trabalho planejado e estruturado que foi montado pela gestão municipal que, após priorizar a vacinação de profissionais da saúde e idosos, convocou à população pelos meios de comunicação e realizou mutirões de imunização na sede e zona rural.

“Utilizamos a nossa estrutura para realizar em tempo recorde a imunização na zona rural utilizando as nossas ambulanchas. Neste novo momento estamos intensificando a busca ativa nas residências da cidade e interior, colocando equipes em supermercados e avançado com a exigência de vacinação com apresentação da carteira em eventos e no funcionalismo municipal. Precisamos apertar ainda mais para manter os índices de internações e morte por covid-19 em queda na nossa cidade”, afirma o prefeito Bi Garcia.

Internações em queda

A importância do alto índice de vacinação em Parintins se apresenta pela queda significativa no número de internações no município. Nos últimos meses de 2021, o município registrou apenas quatro internações, sendo que em setembro e outubro houve zero internações. Em novembro foram três internações e uma internação registrada em dezembro.
No ápice da pandemia de covid-19, em janeiro de 2021, Parintins teve 458 pessoas internadas no Hospital Jofre Cohen. Já este ano, até o dia 05 de janeiro, não há registros de internações pela infeção causada pelo coronavírus.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo