DESTAQUERONDÔNIA

Rondônia registra caso de paciente contaminado com covid-19 e influenza, ao mesmo tempo

Dupla infecção é conhecida como “flurona”, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”. Paciente, de 31 anos, está internada em estado grave

Uma mulher de 31 anos está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), diagnosticada com Influenza (H3N2) e covid-19 ao mesmo tempo. Seis dias depois, ela foi entubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente não tomou a vacina contra nenhuma das duas doenças e está em estado grave. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (5/01), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

No diagnóstico médico da paciente, consta que ela está com pneumonia causada por Sars-Cov-2 e Influenza. A dupla infecção pelas doenças é conhecida como “flurona”, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para covid-19 e Influenza. Alguns sinais podem ajudar a diferenciar as doenças.
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.

Já nos casos de covid-19, a doença começa a evoluir a partir do sétimo dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns da covid são dor na garganta, no corpo, congestão nasal e dores estomacais e diarreia.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo