ECONOMIA

Auxílio Estadual já alcança 228 mil famílias de 52 municípios do Amazonas

Governador Wilson Lima iniciou entregas em Manicoré e Humaitá, na sexta-feira (10/12). Para receber o cartão, os contemplados devem comparecer aos locais de entrega com documento de identificação com foto e CPF (originais)

O Auxílio Estadual permanente, do governo do Amazonas, já alcança 228 mil famílias na capital e interior do estado. Na tarde de ontem (10/12), o governador Wilson Lima deu início às entregas dos cartões em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Na cidade, a ajuda financeira de R$ 150 mensais vai alcançar 3.185 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Com Manicoré, o número de municípios realizando a entrega sobe para 52. As entregas do cartão Auxílio Estadual no município ocorrem no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Arindal Vinicius da Fonseca Reis.

“Nós estamos seguindo um cronograma de entrega desses cartões. Nós temos urgência para que isso efetivamente aconteça porque nesse momento é primordial que a gente coloque comida no prato daquelas pessoas que mais necessitam. Nós estamos, por um lado, garantindo segurança alimentar dessas famílias. Por outro lado, nós estamos garantindo a circulação de recursos principalmente nesse fim de ano”, disse o governador.

A parcela do benefício referente a novembro já está disponível, e a de dezembro poderá ser utilizada a partir da semana que vem. O auxílio deve movimentar a economia de Manicoré com a injeção de R$ 5,7 milhões em 12 meses.

Nos municípios do interior, mais de 91 mil cartões já foram entregues em cidades que começaram a distribuição, o equivalente a 64% da meta, que é de 141 mil famílias a serem atendidas. Na capital, as entregas já chegam a 86%, com 137 mil famílias beneficiadas pelo governo do estado.

“O trabalho do governo do Estado só vai parar quando o último município tiver sido atendido, a última pessoa tiver recebido. Após essas entregas, a gente vai fazer uma busca ativa, com o apoio das prefeituras, dos órgãos estaduais nos municípios, para ir até a casa das pessoas que às vezes não podem se locomover, estão acamadas, pessoas que moram na zona rural, em locais muito distantes. É determinação do governador Wilson Lima que nenhuma pessoa deixe de receber o cartão”, destacou Alessandra Campêlo, secretária estadual de Assistência Social,.

Beneficiados

Todas as famílias a serem beneficiadas pelo Auxílio Estadual estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida das mesmas.

“Vai ajudar bastante principalmente na alimentação, porque a gente mal se alimenta, a gente mal tem para comprar remédio. Eu, como sou aposentada, não tenho outro meio de vida a não ser um auxílio desse que o governador do Amazonas está dando, então isso é em prol de todas as pessoas que não têm condições de vida. Esse auxílio veio como luva nas mãos do manicoreense. Então isso veio a calhar, foi uma mão na roda, já ajuda. É uma ajuda e tanto”, disse Celina do Nascimento, de 60 anos.

Para a entrega do cartão, está sendo utilizado o aplicativo Sasi, no qual serão inseridos dados da família beneficiada e será feito o registro fotográfico do beneficiário com o cartão Auxílio Estadual recebido e documentação em mãos.

Para saber se está entre os beneficiários, o cidadão precisa acessar o site do Auxílio Estadual (www.auxilioestadual.com.br). No endereço, o usuário também é informado sobre a data e o posto em que deve comparecer para pegar o cartão.

Para receber o cartão, os contemplados devem comparecer aos locais de entrega com documento de identificação com foto e CPF (originais).

Foto: Arthur Castro/Secom

Pular para o conteúdo