DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Evento internacional de limpeza de praias chega ao Amazonas em novembro

Realizada pela Ocean Conservancy Brasil e parceiros locais, a atividade vai acontecer às margens dos rios Tarumã-Açu, em Manaus, no dia (13/11), e Maués-Açu, no município de Maués, no dia (20/11)

Em novembro, Manaus e Maués receberão o Internacional Costal Clean Up (ICC), também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento é a maior ação internacional envolvendo voluntários para a limpeza e conservação de rios e praias e faz parte de um programa de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, sendo realizado em mais de 100 países.

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a Coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.

Para a diretora-executiva do Idesam, Paola Bleicker, a realização do evento se soma ao trabalho de desenvolvimento sustentável do instituto, uma vez que os rios são grandes condutores da economia regional. “Além dos benefícios com a ação de limpeza, o evento deve ser um ato simbólico sobre resgatar uma melhor relação dos seres humanos com os rios, e mais, ”, ressalta.

Em Manaus, o mutirão de limpeza acontece no dia 13 de novembro, das 9h às 15 horas, no Parque das Tribos, em uma extensão aproximada de 5km nas margens do rio Tarumã-Açu.

No dia 20 de novembro, o mutirão de limpeza acontecerá na orla da cidade de Maués, no rio Maués-Açu, das 9h às 13 horas. Nos dois eventos, a retirada do lixo será feita por aproximadamente 100 voluntários divididos em grupos monitorados por coordenadores.

A ação é organizada pela ONG Ocean Conservancy, tendo como patrocinadores oficiais a L´Oréal para o Futuro e Garnier e o apoio de Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Comunidade Indígena Parque das Tribos, Aliança Guaraná de Maués, Prefeitura de Maués, Prefeitura de Manaus, Marinha do Brasil, AMBEV, Escoteiros do Brasil e Remada Ambiental.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo