DESTAQUEECONOMIA

Plataforma do setor privado promove discussão sobre apoio e financiamento de negócios de impacto positivo na Amazônia

Entre novembro e dezembro deste ano, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) lança estudo sobre o tema e promove uma série de ações com organizações da região

Novembro de 2021 – A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) lançou no dia 3 de novembro a campanha Caminhos para a Amazônia, que tem o objetivo de fortalecer o ecossistema amazônico de negócios de impacto. Junto com a campanha também é lançada a Tese de Aceleração da PPA, estudo realizado em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto. A publicação fez um mapeamento das iniciativas de apoio a negócios socioambientais e apontou novas possibilidades de aceleração.

“Programas de aceleração criam ambientes favoráveis para empreendedores e os ajudam em seu desenvolvimento. Queremos abarcar diferentes tipos de negócios de impacto da realidade amazônica, buscando aderência com as questões locais e oferecendo suporte ao amplo espectro de iniciativas e soluções já existentes na Amazônia”, afirma Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA.

Para Carolina Ochoa Koepke, coordenadora de projetos do Quintessa, a Tese de Aceleração dá um direcionamento efetivo para a agenda de negócios socioambientais da Amazônia. “De forma colaborativa e em conjunto com especialistas, identificamos temas-chave conectados à conservação da biodiversidade e tendências no contexto Amazônico relacionados a Bioeconomia, Restauração/Regeneração Florestal, Carbono/Clima e Cadeias de Fornecimento Sustentáveis. A partir disso, estão sendo propostos 4 eixos de aceleração: (1) para negócios em estágios iniciais, (2) em estágios maduros, (3) ligados a restauração/regeneração florestal e (4) empreendidos por populações locais e comunitários”, explica.

A floresta Amazônica precisa de novas soluções econômicas para conter as pressões de desmatamento, e melhorar a qualidade de vida das mais de 25 milhões de pessoas na região. Desde sua fundação em 2017, a PPA apoia diferentes iniciativas que apoiem o desenvolvimento de empreendedores e negócios – desde promovendo novas formas de financiamento para negócios socioambientais que normalmente não encontram espaço em financiamentos tradicionais – a programas de aceleração que desenvolvem metodologias de apoio específicas para esses empreendimentos.

Nas próximas semanas, a PPA promoverá em seus canais digitais uma série de atividades para aprofundar os diferentes entendimentos sobre negócios de impacto na Amazônia. Além de eventos, entrevistas e podcasts, a Plataforma realizará um Workshop gratuito e virtual, focado em representantes do setor privado interessados em contribuir com esta agenda para endereçar lacunas existentes, fortalecer vínculos e investigar, de forma complementar e estratégica, os diferentes caminhos para o desenvolvimento sustentável da região.

A campanha Caminhos para a Amazônia acontecerá de novembro a dezembro de 2021 nos canais digitais da PPA e de parceiros. Para mais informações, basta acessar o site: www.ppa.org.br/caminhosamazonia.

Sobre a PPA:

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva do setor privado para fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Seu objetivo é desenvolver e identificar soluções tangíveis e inovadoras para a conservação da biodiversidade e recursos naturais da Amazônia, assim como garantir a qualidade de vida das comunidades da região. Junto de seus quatro Grupos Temáticos (Empreendedorismo, Bioeconomia, Mercados e Territórios), busca alavancar investimentos sociais e ambientais, fomentando o desenvolvimento de parcerias transformadoras, compartilhando melhores práticas e criando um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios amazônicos.

Sobre o Quintessa:

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. www.quintessa.org.br

Sobre a Tese de Aceleração da PPA:

A Tese de Aceleração surgiu de um mergulho no contexto do bioma feito por atores extremamente capacitados para este trabalho – a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado que busca fomentar soluções de desenvolvimento sustentável, e o Quintessa, aceleradora de impacto com mais de 10 anos de atuação e que atua junto a empreendedores, grandes empresas, investidores e institutos/fundações promovendo as agendas de inovação, impacto positivo e ESG.

O documento visa estruturar as múltiplas possibilidades de atuação, sob o guarda-chuva de uma grande estratégia de aceleração de negócios de impacto, funcionando como um cardápio de possibilidades de apoio a diferentes tipos/estágios de negócios de impacto socioambiental da região.

Foto: Reprodução Internet

Pular para o conteúdo