MOMENTO SAÚDE

Outubro Rosa: Autocuidado e informação, principais aliados na prevenção o câncer de mama

Vamos falar sobre o câncer de mama, diagnóstico, tratamento e fatores de risco, além de ensinar 3 formas para realizar o autoexame das mamas.

Fatores de risco

Diferente do que muita gente pensa, o câncer de mama não é uma patologia exclusivamente feminina, as mulheres tem um risco acrescido, mas os homens também podem ter.

Mulheres brancas, mulheres com mais de 60 anos, mulheres pós menopausa, mulheres com casos de câncer de mama na família – mãe, filha e irmã, mulheres com muita exposição a estrógeno – menstruaram muito cedo, entraram na menopausa muito tarde, ou fizeram uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, por muito tempo, tem maior predisposição para desenvolver a doença. Os genes BRCA1 e BRCA2, também foram identificados como predisponentes para o câncer (este é o caso da atriz Angelina Jolie, que identificou a presença destes genes e retirou as duas mamas, pois a sua mãe faleceu de câncer de mama, com menos de 40 anos). Pouca atividade física, mulheres acima do peso, também podem aumentar o risco.

Diagnóstico

O diagnóstico começa pelo auto exame, a mulher deve ficar nua na frente do espelho e observar as suas mamas. Estão simétricas? Os bicos estão desviados? A textura mudou? Tem alguma retração da pele? Alguma secreção?
A segunda etapa é o exame do toque, toda a mama deve ser explorada, desde o bico até o corpo. O bico deve ser levemente pressionado, para ver se há alguma secreção, as mamas devem ser comparadas, estamos procurando algum nódulo.

Por que não fazemos mamografia em todas as mulheres?
As mulheres jovens tem muito tecido glandular, mamas mais firmes, o que dificulta a compressão na máquina. Para estas mulheres, o exame ideal é a ultrassonografia. Mulheres acima de 40 anos tem mama mais flácida, com menos tecido glandular, ideal para á mamografia. Normalmente, a investigação e rastreio começam por volta dos 50 anos, pois é uma patologia mais frequente em mulheres mais velhas, com risco acrescido pela menopausa.

Foi identificado um nódulo, e agora?
O rasteiro começa pela biópsia, para identificar se o nódulo é maligno ou não e começa o estadiamento, que pode incluir ressonância magnética, entre outros exames.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama tem avençado bastante, pode incluir cirurgia, radioterapia, terapia hormonal. Tudo depende do grau de evolução da doença e do perfil do paciente, se ela já tem filhos, se é mais jovem. Por isso é muito importante consultar periodicamente ginecologista e mastologista.

Prevenção | Autoexame

A mama inteira deve ser investigada, bico e corpo. E para que nenhuma parte seja esquecida, devemos seguir uma sequência. Durante o autoexame devemos observar:

• Alterações na pele da mama
• Aumento de uma das mamas
• Vermelhidão ou alterações da temperatura da mama

Vamos falar de 3 formas fáceis para realizar o autoexame.

  1. Método “Rosa dos ventos”: mapeamos a mama toda, de norte a sul, partindo do bico em direção ao corpo.
  2. Método dos “Círculos concêntricos”: começamos no bico e fazemos círculos ao redor da mama.
  3. Método das “Linhas verticais”: dividimos a mama em linhas imaginárias e começamos no corpo, passamos pelo bico, e voltamos em direção ao corpo.
Pular para o conteúdo