AMAZONASCULTURA

Ritmo de Carnaval anima e integra exposição ‘Faces da Nossa História’ no Millennium Shopping

Mostra que retrata a história do Amazonas através das leis do Diário Oficial teve intervenção artística de casal de mestre-sala e porta-bandeira

O ritmo do Carnaval de Manaus tomou conta da exposição “Faces da Nossa História”, na tarde desta última sexta-feira (22/10), no Millennium Shopping, em Manaus. Uma intervenção artística com participação de um casal de mestre-sala e porta-bandeira animou o público presente na mostra comemorativa dos 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE).

A exposição, realizada pelo governo do Estado, resume um pouco da memória, da cultura e da identidade dos amazonenses, por meio das leis e decretos publicados em quase 130 anos de existência do Diário Oficial, dentre elas, as legislações que declaram como Utilidade Pública e Patrimônio Cultural os grêmios recreativos de escola de samba e os blocos de rua de Manaus.

O mestre-sala Emerson do Nascimento e a porta-bandeira Luciana Ribeiro, do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vila da Barra, foram os responsáveis por abrilhantar a exposição. “O Carnaval faz parte da nossa história e faz parte da minha vida, nós temos um amor enorme por isso. Fazer a alegria das outras pessoas é contagiante e nos dá força. Vivemos o Carnaval o ano inteiro, não apenas em fevereiro. É um orgulho respirar cultura”, comentou o mestre-sala Emerson do Nascimento.

A Escola de Samba Vila da Barra é, inclusive, retratada na exposição “Faces da Nossa História”: o Decreto Nº 34.401, publicado no Diário Oficial em 21 de janeiro de 2014, considerou a GRES Vila da Barra, “A Gigante da Zona Oeste”, original do bairro Compensa, como Utilidade Pública do Amazonas.

A intervenção artística com a GRES Vila da Barra recebeu apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e estimulou a curiosidade do público frequentador do Millennium Shopping. “Acho isso muito bonito, a arte, a cultura e o Carnaval. Com certeza é parte da nossa identidade”, falou a professora Maria Ribeiro, cliente do Millennium Shopping.

Faces da Nossa História

A exposição comemorativa dos 129 anos da Imprensa e 128 anos do Diário Oficial ressalta a memória e a identidade do Amazonas através das leis publicadas no DOE. São 18 expositores com diferentes temáticas que reúnem elementos visuais e símbolos locais da arte e cultura, da natureza e turismo, da indústria e economia, crenças e religiosidade, monumentos e fatos históricos, entre outros.

Cada um dos 18 expositores da mostra “Faces da Nossa História”, possui um código QR (QR Code) que redireciona o visitante ao site oficial da exposição e a diversas leis e decretos. O QR Code do expositor “Carnaval”, por exemplo, apresenta virtualmente ao público várias legislações, como as leis Nº 4.276 e Nº 4.655, que declaram a Boneca Kamélia e Carnaval de Educandos, respectivamente, como Patrimônios Culturais do Estado.

A exposição “Faces da Nossa História” fica no Millennium Shopping, no ”Espaço Cultural Millennium”, até 3 de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 21h – não funciona aos domingos e feriados. Depois, segue para o Shopping Grande Circular, em 4 de novembro, no Piso L3. Mais informações podem ser acessadas em imprensaoficial.am.gov.br/faces-da-nossa-historia/.

Imprensa Oficial

Em 2021, a Imprensa Oficial do Amazonas completou 129 anos. Hoje uma autarquia do governo do Estado, possui atribuição de publicar o Diário Oficial, de produzir serviços gráficos e editoriais para órgãos públicos e de gerir acervos institucionais.

“São quase 130 anos de Imprensa Oficial e de Diário Oficial. Nesse tempo todo, a IOA e o DOE têm testemunhado os grandes marcos da história do nosso Estado e do Brasil também. Passamos por mudanças significativas ao longo do tempo, acompanhamos a evolução das tecnologias e da informação. Nos orgulha muito, hoje, sermos essa instituição moderna a serviço do cidadão amazonense”, reforçou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

FOTO: Winnetou Almeida/IOA

Pular para o conteúdo