CIDADANIASETOR PRIMÁRIO

Governo compra peixe de piscicultores e doa a famílias em vulnerabilidade do bairro Mutirão, em Manaus

Programa incentiva o consumo de pescado, valorizando as boas práticas de manejo e controle sanitário por parte dos pescadores e oferecendo à população um alimento saudável e nutricionalmente, completo

Mais de 1,1 mil famílias do bairro Mutirão, na zona norte de Manaus, foram beneficiadas neste sábado (23/10) pelo programa Peixe no Prato Solidário, criado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Quatro toneladas de peixe e 1,2 toneladas de farinha, adquiridos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), foram distribuídas. Além de beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, a ação beneficia piscicultores da região metropolitana de Manaus.

O programa incentiva o consumo de pescado que seguem as boas práticas de manejo e controle sanitário sérios, oferecendo à população um peixe saudável e nutricionalmente completo.

“A gente compra a produção dos piscicultores, oferta assistência técnica, dá condições para que eles possam movimentar os seus empreendimentos como a complementação na compra de alguns produtos, o aerador, que é aquele equipamento que ajuda a oxigenar a água, no mercado custa, em média, R$ 2,5 mil, lá na nossa ADS custa cerca de R$ 600. Então é uma ajuda muito grande, e aí, no momento em que o peixe está pronto para ser despescado a gente vai e compra e traz aqui para o Peixe no Prato, então é um ciclo completo que a gente está fazendo”, explica o governador.

Esta é a sétima edição do Programa Peixe no Prato Solidário em Manaus. O programa também já atendeu moradores do município de Rio Preto da Eva. O programa foi idealizado pelo governador Wilson Lima para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia de covid-19.

“Eu agradeço ao governador por ele entregar esse peixe porque muita gente, a minha família, precisa. Eu também preciso porque não tinha para hoje nesse momento difícil”, disse a dona de casa, Maria Nogueira.

A ação do Estado é realizada por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e oferece à população peixes frescos e de qualidade, como, o tambaqui roelo e pirarucu.

Edições anteriores

Em seis edições já realizadas, cinco delas na capital e uma em Rio Preto da Eva, o Programa Peixe no Prato Solidário já distribuiu, aproximadamente, 20 toneladas de peixe para 6,1 mil famílias.

A última edição aconteceu no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste, onde foram distribuídas, quatro toneladas de tambaqui e uma tonelada de farinha.

Pular para o conteúdo