MEIO AMBIENTE

Sema realiza censo demográfico na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista

Atividade deve auxiliar no ordenamento territorial da Unidade de Conservação

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, situada na zona rural de Manaus, está passando por um censo demográfico. A atividade, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), visa servir de base para o ordenamento territorial da Unidade de Conservação.

De 22 a 27 de setembro, 500 moradias localizadas em nove comunidades foram percorridas, entre elas, Araras, Baixote, Tatulândia, Cipiá, Tatuyo, Bela Vista do Jaraqui, Santa Maria, Nova Esperança e São Sebastião do Cuieiras. 

A atividade consiste em percorrer as comunidades da RDS Puranga Conquista, indo de casa em casa, para preencher um cadastro com os dados de todos os moradores e coletar as coordenadas geográficas das residências.

O levantamento permitirá traçar um panorama da ocupação geral da RDS, contabilizando os moradores comunitários, casas vazias e moradores de veraneio. Segundo a gestora da reserva, Ádila Mattos, o censo é essencial para mobilizar estratégias de conservação de forma assertiva.

“Este levantamento possibilitará o ordenamento territorial da RDS, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e outros mecanismos, além de contribuir para a implementação do Programa Mais Luz para Amazônia, do Governo Federal, com a instalação de placas solares nos lugares onde não chegou a energia convencional”, explicou.

Até o dia 8 de outubro, o censo também deve ser realizado nas comunidades Terra Preta, São Francisco do Xita, Nova Canaã, Boa Esperança e Barreirinha.

Foto: Divulgação/Sema

Pular para o conteúdo