AMAZONASCIDADANIA

Fundação Estadual do Índio participa de assembleia geral do povo Sateré Mawé, em Barreirinha

A assembleia geral do povo sateré Mawé já elegeu o novo Tuxaua Geral

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), esteve presente na quinta-feira (16/09), na assembleia geral da Coordenação Executiva do Conselho Geral da Tribo Sateré Mawé (CGTSM). O evento teve início na quarta-feira (15/09) e está sendo realizado na Aldeia Umirituba Rio Andirá, no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a organização dos coordenadores do (CGTSM) foi eficiente para colaborar junto aos projetos que o estado está executando.

“Nossa equipe está trabalhando para que possamos atender da melhor maneira as comunidades indígenas do município. Entre os nossos objetivos, há o apoio da FEI à associação em levar as demandas educacionais juntamente a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) para viabilizar a construção das escolas no município. Estamos muito otimistas com relação ao projeto que nos foi apresentado, pois foi muito bem elaborado e estamos positivos quanto a execução dele”, disse.

A assembleia que está sendo realizada para tomar decisões referentes ao povo Sateré Mawé, já elegeu o novo Tuxaua Geral, Valmor Sateré.

Além da presença da FEI, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou levando informações acerca dos projetos futuros que serão empreendidos, como a regulamentação dos produtores rurais e a contribuição com insumos que faltam.

Para executar os projetos, a FEI está em desenvolvimento com outras secretarias para efetivar as propostas.

“O Governo do Estado está fazendo um trabalho em conjunto para que possamos construir esse projeto de maneira compartilhada, tendo a visão técnica e de vivência do povo Sateré Mawé. Dentro da fundação nós temos uma equipe comprometida e que está avaliando todas as situações para melhor atender os parentes”, finalizou Edivaldo.

Foto: Divulgação/FEI

Pular para o conteúdo