MEIO AMBIENTEPOLÍTICA

Em discurso a favor dos recursos hídricos do Amazonas, Ângelus Figueira sobe o tom na Aleam

Parlamentar apresentou Indicação ao governo do Estado para criação do Instituto de Gestão de Recursos Hídricos do Amazonas. A proposta foi aprovada, por unanimidade, pelos deputados em plenário

O deputado Ângelus Figueira (DC) subiu o tom do discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para defender a importância do poder público, e também, da população, cuidar melhor do potencial hídrico do estado do Amazonas.

“Nós não recebemos nossos rios poluídos como estão e não podemos deixar dessa forma para as futuras gerações”, disse o deputado, que tem 71 anos e que foi prefeito de Manacapuru, por mais de uma vez. Localizado na Região Metropolitana de Manaus, a 93 quilômetros de Manaus, banhado pelas águas do Rio Solimões e Manacapuru, que deu origem a nome da cidade.

Durante seu discurso no parlamento estadual, Ângelus Figueira, agradeceu aos demais parlamentares pela aprovação, por unanimidade, da Indicação, de sua autoria, feita ao governo do Estado, para criação do Instituto de Gestão de Recursos Hídricos do Amazonas.

“Mais de 40% da população mundial vive com dificuldade de acesso a água potável e precisamos ter uma noção sobre isso. Dificilmente vamos encontrar uma pessoa que tenha morrido de sede, mas encontraremos pessoas que morreram com problemas graves por conta da poluição dessa água”, disse o deputado.

O parlamentar alertou sobre a poluição dos rios do Estado, feita pela operação, na maioria dos casos ilegal, de garimpos, em vários municípios do Amazonas.  “Essa Casa precisa, de fato, discutir essas questões. Países enfrentam imigração, retenção de recursos hídricos, centenas de conflitos, riscos de guerra, e nós, com tanta abundância, assistimos a que acontece no Rio Madeira, Rio Negro, em Manaus. No Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) tem apenas dois agentes”, completou Figueira.

Gravidade

Durante o seu discurso, Figueira foi parabenizado por outros parlamentares, como o deputado Fausto Júnior (PRTB), João Luiz (Republicanos) e Belarmino Lins (PP), que comentaram sobre a importância do instituto para cuidar e ajudar na preservação da água do planeta e do Estado do Amazonas, que está situado na maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica e da importância de mais agentes no Ipaam para que o Estado avance e proteja a floresta de forma exemplar.

“Tenho certeza que este é o caminho. É a população do Amazonas que precisa de um instituto forte para cuidar estrategicamente do seu patrimônio maior. Se faltar água, teremos menor produção e aqui temos em abundância. Precisamos cuidar. Não podemos esconder debaixo do tapete esta tão relevante questão. Quero agradecer ao presidente da Casa por ter aprovado este instituto. As gerações futuras não merecem. Não podemos permitir que isso continue. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou o deputado.

Ângelus agradeceu, mais uma vez, o apoio recebido dos parlamentes presentes à sessão, que aprovaram a Indicação dele, por unanimidade. “Esse é um tema de uma gravidade ampla. As mazelas são tantas para os que moram abaixo das grandes cidades. Isso precisa ser abordado e aqui, um deputado que não está preocupado com eleição no ano que vem, mas quero deixar um grito forte por ter aprovado por unanimidade o Instituto de Gestão Recursos Hídricos do Amazonas”, enfatizou.

Foto: Jimmy Christian

Pular para o conteúdo