SAÚDE

Casos de Rabdomiólise mantém alerta, mas apresentam evolução em Itacoatiara

De acordo com a Secretária de Saúde do município, a médica Rogéria Aranha Peixoto, todos os pacientes evoluíram clinicamente de forma satisfatória

As investigações a respeito do possível surto de rabdomiólise em Itacoatiara (distante há 176 quilômetros de Manaus), continuam. Elas estão sendo feitas através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Até o momento, além dos 19 casos que já estavam em investigação, são oito internados no Hospital Regional José Mendes, sendo seis adultos e duas crianças.

De acordo com a Secretária de Saúde do município, a médica Rogéria Aranha Peixoto, todos os pacientes evoluíram clinicamente de forma satisfatória.

“Nós estamos fazendo o possível para que não ocorra um surto dessa doença em nossa cidade, realizando visita nas feiras, dando orientações relacionadas a higiene, realizando palestras, etc. A suspeita é que a origem dos casos tenha sido relacionada a ingestão de peixe contaminado, mas não podemos simplesmente pedir que a população pare de consumir o alimento, então vamos reforçando com nossas visitas e orientações”, enfatizou a secretária.

André Santos, médico de uma das UBSs do município, afirmou que já faz uns dois dias que não recebe casos da chamada “doença de haff”, mas que está havendo uma preocupação maior agora em seus pacientes sobre contrair a doença.

O diretor do departamento de vigilância em Saúde de Itacoatiara, Emerson Gomes, afirmou que os pacientes passaram mal após o consumo do alimento, relatando que eram peixes de lagos e rios.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina. Em casos raros, a rabdomiólise pode até causar a morte. No entanto, o tratamento imediato muitas vezes traz bons resultados.

Prevenção

Como forma de prevenção, os programas de exercícios precisam ser cuidadosamente planejados para evitar rabdomiólise. Isso inclui evitar exercícios em condições extremas de calor e beber líquidos adequados. Ambas estas situações podem conduzir a desidratação, o que aumenta o risco de danos musculares.

                                                                        

Etelvina Souza, para o portal Valor Amazônico

Pular para o conteúdo