SAÚDE

Amazonas segue na fase laranja para covid-19 e FVS-RCP reforça alerta para manutenção de medidas preventivas

Boletim mostra que houve redução em internações e óbitos e que Manaus concentra maioria dos casos da doença

O Amazonas segue na fase 3 (laranja) com cenário epidemiológico de risco moderado para transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado. O estado atingiu a pontuação 14 na tabela de análise de risco de transmissibilidade da infecção, numa escala de zero a 40. Embora ainda em risco moderado, o Amazonas apresentou redução nos indicadores de registro de novos casos, internações e óbitos por covid-19.

Os detalhes da situação atual da doença constam no Boletim Ampliado de covid-19 nº 24 divulgado, nesta segunda-feira (16/08), no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

Conforme o boletim, nas últimas duas semanas, Manaus foi responsável por 75% dos casos de covid-19 no estado, embora venha apresentando diminuição nos registros. Nos últimos 14 dias (01/08 a 15/08), a Sala de Situação de Saúde da FVS-RCP identificou redução de 24% na média diária de casos no Amazonas, sendo que a queda foi de 22% na capital e de 29% no interior do estado.

Ainda nos últimos 14 dias, a análise aponta que houve redução de 32% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com covid-19 nos hospitais da rede pública de Manaus. Já na rede privada de saúde de Manaus, a redução foi de 4%.  Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com a infecção na rede pública de saúde é de 37% e, na rede privada de saúde, de 48%.

De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a redução apontada nos indicadores da pandemia de covid-19 no Amazonas deve estimular, ainda mais, a manutenção das medidas de prevenção contra a covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias.

“Os resultados encontrados apontam que estamos no caminho certo. É importantíssimo que as pessoas continuem usando máscara de proteção respiratória, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações e aderindo à vacinação. Todos contribuem para o enfrentamento do novo coronavírus”, aponta.

Redução entre vacinados 

O boletim epidemiológico ampliado aponta, ainda, que, durante todo o período da pandemia, a taxa de incidência de covid-19 no Amazonas vinha sendo maior nas pessoas de 60 anos ou mais. No entanto, com o avanço da vacinação, houve redução na incidência de casos em idosos. No mês de junho, as pessoas com idade entre 20 a 59 anos apresentaram a maior taxa de incidência de covid-19, com 4.527 casos por 100 mil habitantes.

Comparando a taxa de internação entre os meses de junho e julho de 2021, o boletim epidemiológico aponta que houve redução em todas as faixas etárias.

Óbitos

Nos últimos 14 dias, o boletim da FVS-RCP aponta que houve redução de 39% na média móvel de óbitos diários no estado, com queda de 19% na capital e 15% no interior.

O assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, instalada na FVS-RCP, Daniel Barros, aponta que a redução de incidência, hospitalizações e, principalmente, de óbitos por covid-19 podem estar relacionadas ao avanço da imunização contra a infecção. “A partir de fevereiro deste ano, quando foi iniciada a vacinação para os grupos prioritários, iniciou a diminuição no número de óbitos no estado pela doença. Pelo menos, parte dessa redução pode ser reflexo da aplicação das vacinas”, analisa Daniel.

SRAG 

No cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim mostra que predomina registro de casos provocados pelo vírus sincicial respiratório, parainfluenza tipo 3 e rinovírus, com tendência de maior transmissão nas últimas semanas.

Em razão disso, a FVS-RCP também reforça que é necessário manter os mesmos cuidados que são tomados para evitar a covid-19: higienização das mãos, uso de máscara e também não participar de aglomerações.

Referência 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Pular para o conteúdo