CULTURA

“Pra sempre boi-bumbá” é a nova atração da TV Aleam para matar a saudade do Festival de Parintins

A proposta é de valorizar essa festa tão linda e, ao mesmo tempo, criar um clima de esperança de que no ano que vem, o festival possa acontecer

Uma ideia que nasceu de uma roda de conversa deu origem a uma nova atração da TV Aleam:  o programa “Pra sempre boi-bumbá”, atração que deve matar um pouco da saudade dos fãs do Festival Folclórico de Parintins, suspenso desde 2020, por conta da pandemia. O “Pra sempre boi-bumbá”, que tem os jornalistas Adriano Castro e Mariana Braga na apresentação, terá sua estreia na grade de programação da TV Aleam, no próximo sábado (26/06), a partir das 15h, no canal 6.2 da TV aberta e 503 pela Claro NET (HD), com reprise no domingo, às 14h. O objetivo é que permaneça como atração permanente na grade, inicialmente com novas edições mensais.

A Diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Mônica Santaella, explicou o porquê da estreia no sábado e a proposta do programa. “Nossa ideia foi trazer um pouco da nossa cultura e do nosso folclore, representados neste caso pelo Festival Folclórico de Parintins, exatamente no final de semana em que a festa estaria acontecendo, caso não estivéssemos em pandemia. A proposta é de valorizar essa festa tão linda e, ao mesmo tempo, criar um clima de esperança de que no ano que vem, o festival possa acontecer”, afirmou.

Segundo Mônica, a adesão da equipe da TV Aleam, assim como o apoio do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) foram fundamentais para que o programa se tornasse realidade. “A realização do projeto só foi possível com o envolvimento de todos que compraram a ideia, tanto a Diretoria de Comunicação, mas também outras diretorias como a Diretoria de Serviços Gerais e a Diretoria Geral. O presidente Roberto Cidade, que é um apaixonado pela festa de boi-bumbá, nos deu carta branca para seguir adiante com a ideia, por entender que, enquanto poder público, a Assembleia Legislativa tem a obrigação de abrir espaço e apoiar as manifestações culturais do nosso Estado”, explicou.

Na estreia, os telespectadores verão vídeos, apresentando Parintins (distante 363 km de Manaus) e o Festival, música ao vivo com o Grupo “A Toada”, evolução dos bois e mensagens dos itens oficiais dos dois bumbás, além de entrevistas com Jeane Benoliel Carvalho, que contou sobre sua trajetória como ex-cunhã-poranga, ex-sinhazinha e ex-porta estandarte do Boi Caprichoso e com o tripa do Boi Garantido, Batista Silva, que contou sua trajetória durante os últimos 11 anos, no “Boi do Povão”. Antônio Andrade e Jender Lobato, presidentes do bois Garantido e Caprichoso, respectivamente, também mandaram mensagens ao programa.

“Desde o começo da pandemia, esta é a primeira vez que encontro com meu boi Caprichoso. Realmente foi muita emoção”, disse Jeane. Batista Silva avaliou que a proposta do programa é muito boa. “A gente nunca espera que as Casas Legislativas tenham um espaço para a cultura, folclore e este foi muito bom. Espero que continue”, avaliou.

O programa terá ainda homenagens a personalidades e torcedores que faleceram, neste período de pandemia, como Paulinho Faria, Zezinho Correia, Badú e Klinger Araújo e outros.

Pular para o conteúdo