MANAUS

Ageman e concessionária avaliam projetos para levar água tratada a mais de 3,5 mil pessoas de comunidades afastadas

Uma das áreas, cujo o projeto já está em fase de conclusão e deverá sair do papel nos próximos meses, é a da comunidade Ismail Aziz, localizada no Tarumã-Açu


Os engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da concessionária Águas de Manaus estão avaliando a implantação de novos sistemas isolados de distribuição e abastecimento de água tratada em, pelo menos, quatro áreas afastadas da cidade. A iniciativa atende a uma determinação do prefeito David Almeida de expandir o serviço para comunidades ainda abastecidas por poços comunitários ou poços tubulares particulares, que muitas vezes não oferecem água de qualidade.

Uma das áreas, cujo o projeto já está em fase de conclusão e deverá sair do papel nos próximos meses, é a da comunidade Ismail Aziz, localizada no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. Atualmente, as famílias utilizam um poço comunitário e, com a implantação do novo sistema de abastecimento, será possível alcançar com água tratada de qualidade mais de 3,5 mil pessoas. Com isso, o poço deverá ser desativado e os moradores passarão a fazer parte do programa “Tarifa Social”.

 “O fortalecimento dos sistemas isolados é uma prioridade na gestão do prefeito David Almeida e nossas equipes estão acompanhando os projetos que serão implementados nessas áreas mais afastadas pela concessionária. Com esse trabalho, a Prefeitura de Manaus cumpre o papel de garantir a universalização do serviço, levando mais saúde e saneamento básico para essas localidades afastadas”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Outro ponto da cidade em estudo por parte dos engenheiros é a comunidade Itaporanga, na zona Norte de Manaus, onde a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), irá realizar a infraestrutura da localidade. Terraplanagem, asfalto, meio-fio e iluminação pública a LED são alguns dos serviços que serão implantados em breve. A topografia da comunidade que possui 16 ruas já foi iniciada.

“Nosso planejamento é implantar sistemas isolados em, pelo menos, três ou quatro áreas da cidade neste ano e, para isso, estamos dialogando com a prefeitura. Queremos garantir que essas comunidades recebam água tratada de qualidade”, disse o diretor-executivo da empresa Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Pular para o conteúdo