COVID-19SERVIÇOS

Wilson Lima garante flexibilização do horário de atendimento presencial de restaurantes até às 23h

Governador Wilson Lima se reúne com representantes de bares e restaurantes

O governador Wilson Lima se reuniu com membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nesta quarta-feira (31/03), para apresentar o cenário atual da pandemia da Covid-19 no Amazonas. Os empresários apresentaram pleitos ao governador durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), no conjunto Morada do Sol, zona centro-sul.

Na reunião, o governador afirmou que, embora haja redução de casos, óbitos e internações por covid-19 no Amazonas, a taxa de transmissão (Rt) ainda é considerada alta, o que requer a manutenção das medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. A Rt está em 0,92, o que significa que cada 100 infectados transmitem para outras 92 pessoas.

Wilson Lima alertou que é preciso manter os cuidados, observando o comportamento da pandemia na Europa e no Brasil, onde a situação de grande pressão sobre os sistemas de saúde tem ampliado a disputa por insumos, medicamentos e recursos humanos.

“Não tenho mais condições de continuar com a ‘Operação Gratidão’, que recebe pacientes de outros estados, e só temos condições de fazer operações de urgência e emergência. Isso porque o Ministério da Saúde requisitou dos fabricantes todos os kits de intubação para UTI e está liberando, na medida do possível, para os estados, enviando apenas para uma semana”, disse o governador.

Na oportunidade, Wilson Lima ouviu as propostas dos associados da Abrasel e informou que algumas medidas serão flexibilizadas a partir do próximo decreto, que entrará em vigor na segunda-feira (05/04).

“A gente agradece a oportunidade, é muito interessante esse diálogo. A gente entende as necessidades das restrições, que são necessárias nesse momento de finalzinho de segunda onda, mas de pandemia ainda, e sempre cumpriremos com as normas que a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) indicar, sejam elas distanciamento, capacidade e as proteções de todos os nossos usuários e funcionários”, disse o proprietário do flutuante Sedutor, Rafael Moura.

Atividades comerciais em funcionamento durante o decreto

O decreto permite que restaurantes e lanchonetes funcionem de segunda a sábado, das 6h às 20h. O funcionamento do delivery está 24h e drive-thru das 6h às 20h. Os estabelecimentos também podem ter música ao vivo, desde que seja com no máximo três integrantes na banda e sem liberar o salão para danças e aglomerações.

As lojas dos shoppings estão funcionando de 10h às 20h de acordo com o funcionamento do Mall, de segunda a sábado, com 50% no estabelecimento para área interna e 70% para o estacionamento. Delivery e drive-thru no mesmo horário do shopping e praça de alimentação no mesmo horário do restaurante. As academias estão funcionando de segunda a sábado, das 6h às 16h, com 50% da capacidade e as aulas de zumba e outras que provocam aglomerações continuam suspensas.

Já os flutuantes, que funcionam como restaurante, estão operando de segunda a sábado, das 9h às 16h, com música ao vivo, com no máximo três integrantes por banda, sem liberar o salão para danças e aglomerações e com 50% da capacidade. As marinas estão de segunda a sábado, das 6h às 16h. O transporte intermunicipal de passageiros, de forma fluvial e rodoviária, está permitido desde que obedeça ao limite de 50% de ocupação.

Já a restrição de circulação de pessoas está das 21h até 6h. Mercadinhos e padarias funcionam das 6h às 20h. Lojas do comércio em geral das 9h às 17h, de segunda a sábado. Lojas de som e acessórios das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira com 50% da capacidade.

Pular para o conteúdo