COVID-19DESTAQUE

Amazonas amplia horário de funcionamento de restaurantes e libera aulas presenciais no ensino médio da rede particular

Governo libera circulação de pessoas e amplia horários de bares, restaurantes e balneários em Manaus

O governador Wilson Lima anunciou nesta quarta-feira (31/03), a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares que funcionem como restaurantes das 6h às 23h de segunda a sábado, com capacidade máxima de 50%, o serviço de drive-thru também está liberado para funcionar dentro do mesmo horário. O delivery continua autorizado a funcionar por 24 horas. Aos domingos, o atendimento será das 7h às 16h. As medidas passam a valer partir do dia 5 de abril, próxima segunda-feira e serão válidas por 15 dias.

Balneários, banhos e flutuantes podem funcionar de segunda a domingo, das 7 às 16h, respeitando a capacidade de 50%.

O novo decreto autoriza o retorno de aulas presenciais em escolas de ensino médio e cursos livres da rede particular. O Colégio Militar administrado pelo Exército também foi autorizado a retornar com as umas presenciais em regime facultativo.

Wilson Lima (PSC) fez questão de salientar que, apesar das alterações, os amazonenses não podem deixar de lado as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, como evitar aglomerações e usar a máscara. “Os bares estão abrindo mais, mas isso não quer dizer que é para fazer festa. Não podemos abaixar a guarda. Isso é para alguns setores manterem os empregos. Esta responsabilidade é de todos nós,” afirmou.

Veja as principais mudanças.

Restrição circulação de pessoas

A restrição para circulação de pessoas passará da meia noite às 6h da manhã

Supermercados, mercadinhos e padarias

Funcionam das 6h às 20h. Lojas do comércio de rua em geral podem funcionar das 9h às 17h, de segunda a sábado. Drive-thru das 8h às 23h, mediante a apresentação de plano de ação elaborado pelas associações comerciais ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, e delivery 24 horas.

As lojas de som, acessórios, insulfilme e similares, das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, com 50% de sua capacidade. Postos de combustíveis com funcionamento das 6h às 20h. Serviços de oficinas mecânicas em geral, mediante agendamento, das 8h às 17h, liberados os serviços relacionados a funilaria e pintura. Serviços de assistência técnica em geral, no período de 8h às 17h. Serviço de controle de pragas e sanitização, neles incluídos jardinagem e limpeza de piscinas, realizados em domicílio, das 6h às 20h.

As atividades de escritório em geral, com 50% de ocupação, no período das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, evitando a presença de maiores de 60 anos e portadores de comorbidades. Academias e similares podem funcionar de segunda à sábado, das 6h às 16h, com 50% de capacidade, exceto para realização de aulas coletivas.

Shoppings centers

Estabelecimentos e serviços permitidos nesta fase podem funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sábado, com ocupação limitada a 50% no interior do estabelecimento e 70% nos estacionamentos. Poderão funcionar os demais estabelecimentos nas modalidades Delivery e Drive-thru, respectivamente, das 8h às 20h e das 10h às 20h. Praça de alimentação funciona com as mesmas condições do setor de restaurantes.

Parques e espaços públicos

Permitida a realização de atividades individuais ao ar livre.

Marinas

Liberadas das 6h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Hotéis, motéis, pousadas e similares

Funcionamento restrito a hóspedes em trânsito. Restaurantes destes estabelecimentos podem funcionar de acordo com as regras do segmento de restaurantes.

Transporte intermunicipal

Fica permitido o transporte intermunicipal de passageiros, com ocupação máxima de 50% e condicionado à autorização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) e do município de destino.

O Amazonas encontra-se na fase laranja da quarentena, que corresponde classificação de risco moderado para transmissão de covid-19, segundo o governo do Estado.

Pular para o conteúdo