DESTAQUEECONOMIA

Prefeitura cria Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus

Fórum criado pelo decreto n° 5.049 terá entre as suas atribuições, promover a geração de emprego e renda, por meio da integração do comércio varejista com os agricultores e as agroindústrias locais

A necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuário, que compõem a Zona Franca de Manaus (ZFM), foi a motivação que levou a Prefeitura de Manaus (PMM) a criar Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM).

A criação do Fórum foi anunciada esta terça-feira (30/3), pelo subsecretário de Assuntos Operacionais da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Gustavo Igrejas. Para isso foi editado o decreto municipal n° 5.049/2021.

De acordo com o subsecretário Gustavo Igrejas, o órgão colegiado recém-criado tem como finalidade principal promover e estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM.

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, também a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais.

Gustavo Igrejas, o objetivo com isso, é aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

O subsecretário explica que o Fórum servirá como uma ponte entre a prefeitura e a ZFM, para a resolução das principais necessidades da indústria, comércio e agropecuária, pontos da economia que o prefeito David Almeida se preocupa para que sejam fortalecidos em Manaus.

“A ideia principal da criação do FOPAZFM é servir como porta de entrada para os anseios desses três segmentos junto à Prefeitura de Manaus, para que sejam, em conjunto, resolvidos e transformados em ações”, aponta o subsecretário.

O fórum permanente será composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi na Secretaria Executiva.

Pular para o conteúdo