AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Técnica de enfermagem indígena é a primeira amazonense vacinada contra a covid-19

Vania Ortega, da etnia Witoto, moradora do Parque das Tribos, em Manaus, aproveitou o momento simbólico da imunização para pedir atenção do poder público para com os povos indígenas do país

A técnica de enfermagem Vanda Ortega, 33 anos, da etnia Witoto, que trabalha na Fundação Alfredo da Matta foi a primeira amazonense imunizada contra o novo coronavírus, na noite desta segunda-feira (18/1), em cerimônia realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez. A vacina foi aplicada por uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), logo após a apresentação do Plano Estadual de Imunização, pelo governador Wilson Lima (PSC).

O Amazonas, estado que abriga a maior população indígena do país, mais de 400 mil indígenas, de 63 etnias, fez uma escolha cheia de simbolismo para marcar o início da campanha de imunização contra a covid-19 e a profissional de saúde escolhida para receber a primeira dose da vacina, aproveitou a oportunidade para pedir atenção do poder público para os seus parentes. Vanda Ortega, que presta atendimento médico na comunidade onde vive, falou das dificuldades que os moradores estão enfrentando para tratar dos infectados pelo novo coronavírus.

 “Esse momento representa muito para meu povo Witoto e para os 63 povos indígenas do Amazonas. Esse estado que tem a maior população indígena do Brasil, precisa ser cuidado. Eu venho do Parque das Tribos. Nesta segunda onda da covid nós temos 32 indígenas positivos para a covid-19. Na verdade, não era para eu estar aqui, porque recebi uma ligação que temos quatro parentes indo para a UPA, com incapacidade respiratória. Estamos montando na nossa comunidade um hospital de campanha, por vontade própria da nossa comunidade e precisamos do seu apoio governador”, afirmou Vanda Ortega, após ser vacinada.

Vanda Ortega nasceu no município de Amaturá, na calha do Rio Solimões. Em 2002, chegou em Manaus para trabalhar e iniciou o curso de técnica de enfermagem em 2011, concluindo em 2013.

Moradora do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, Vanda Ortega é atuante na luta em defesa dos povos indígenas.

Ainda na cerimônia, o governador Wilson Lima fez a entrega das doses de vacina contra covid-19 ao chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) Manaus, Januário Carneiro da Cunha Neto, que vai dar prosseguimento à vacinação dos indígenas que vivem na capital amazonense, a partir desta terça-feira (19/1).

Na sequência, Wilson Lima fez a entrega simbólica da vacina aos prefeitos do interior do Estado presentes na cerimônia.

Pular para o conteúdo