DESTAQUEPOLÍTICA

Nova prefeita de Figueiredo anuncia toque de recolher e gestão participativa

Patrícia Lopes, primeira mulher que vai comandar a prefeitura da Terra das Cachoeiras, reconhece desafios, mas diz contar com equipe que reúne técnica e experiência para superar esses tempos

Ana Celia Ossame

Com a posse agendada para às 17h deste dia 1º de janeiro, em cerimônia reservada na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), a prefeita eleita do município, enfermeira obstetra Patrícia Lopes (MDB), 35, reconhece os desafios a enfrentar por conta da crise econômica, impulsionada pela pandemia do Covid-19, mas ainda assim afirma ter responsabilidade do papel a desempenhar juntamente com sua equipe de trabalho.

Em entrevista exclusiva ao Valor Amazônico ela disse que fará uma gestão participativa atendendo aos interesses da população, que será chamada a contribuir na administração. “Nosso diferencial será estar próximos da população, com os secretários acompanhando e vendo de perto como está a execução dos projetos”, afirmou.

Após a posse, Patrícia disse que as equipes da prefeitura estarão nas ruas buscando conscientizar a população para a necessidade do que chama de “toque de recolher”, deixando apenas em funcionamento as atividades essenciais, visando a diminuição de casos do Covid-19.

“Os índices de contaminação estão elevados em Figueiredo, por isso vamos colocar equipes nas ruas fiscalizado e orientando a população buscando inibir aquelas atividades que não são essenciais e ainda colocam em risco a segurança da saúde”, afirmou ela, reconhecendo ser um desafio garantir que a população adote as medidas de proteção, como uso de máscaras, higienização com álcool em gel e evitar aglomerações.

“Muitas pessoas ainda acham que o vírus não vai chegar na casa deles, mas já montamos equipes para visitas domiciliares que vão esclarecer melhor, orientando sobre as responsabilidades de todos”, disse.

Neste mês de dezembro, foram registrados 800 casos novos em três dias e o município já registrou mais de 41 óbitos até esta data, desde o início da pandemia.

Experiência

Após o terceiro mandado como vereadora no município, esta cearense radicada no Amazonas há 15 anos, casada, mãe de um casal de filhos, aceitou o desafio de disputar o cargo máximo do executivo municipal, por entender que pode fazer diferença com uma administração mais próxima da população, conhecendo de perto os problemas e discutindo as soluções.

Na formação da equipe de administração, Patrícia diz não ter deixado de valorizar os profissionais do município, mas também prestigiou novos valores técnicos que darão o seu melhor no trabalho que será desafiador.

 “Apesar da pandemia, que restringe nossas ações, as expectativas são boas porque tenho a dimensão da responsabilidade que teremos”, disse ela, revelando ter formado uma equipe com qualidades técnicas e competências, sem dispensar a experiência de alguns em áreas importantes.

Embora a ênfase inicial seja para a saúde por conta da pandemia, a prefeita diz que, em paralelo, ela e equipe estarão buscando a superação da crise econômica, buscando apoio para o funcionamento do turismo e do setor primário, atendendo as recomendações da área de saúde.

Como mensagem para o povo de Presidente Figueiredo, Patrícia anuncia a implementação de uma administração valorizando o cuidado com as pessoas. “Acredito em dias melhores e eu e minha equipe vamos exercitar nossas competências para construir um novo tempo para os moradores do município em todas as áreas”, finalizou.

Pular para o conteúdo