AMAZONASCOVID-19SAÚDE

Wilson Lima reforça atuação do Estado para conter avanço da Covid-19 na capital e no interior

No Hospital Delphina Aziz, referência no atendimento da Covid, oferta de leitos de UTI triplicou. Saiu de 50 para 150 leitos. Capacidade de transferência de UTI aérea do interior para a capital também aumentou

Em reunião com o Comitê do Governo do Estado de enfrentamento à Covid-19, nesta segunda-feira (28/12), o governador Wilson Lima discutiu o cenário epidemiológico da doença no Amazonas, tendo em vista a atuação do Estado para aumentar a capacidade de atendimento da rede pública estadual de saúde.

“Estamos acompanhando os casos de Covid-19 no estado do Amazonas, que aumentaram significativamente nas últimas 48 horas. Dos 11 hospitais particulares de Manaus, sete já não têm mais vaga nas UTIs dessas unidades de saúde. E a nossa rede de saúde pública também está pressionada, apesar de todos os implementos e ampliações que nós fizemos”, alertou o governador.

 “No Hospital Delphina Aziz, que é referência para o atendimento de Covid, nós saímos de 50 leitos de UTI para 150 leitos. Estamos atualmente com a reforma no João Lúcio, ampliamos a Maternidade Balbina Mestrinho, e a nossa Central de medicamentos está com 75% de abastecimento, além de aumentarmos a nossa capacidade de transferência de UTI aérea do interior para a capital”, pontuou o governador.

Plano de Contingência

No domingo (27/12), após o registro de 95 novas hospitalizações em um único dia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) antecipou mais uma fase do Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19. A secretaria deu segmento à quarta fase do plano de abertura de leitos Covid e começou o movimento para a mudança de perfil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, que passa de 12 leitos de UTI Covid-19 para 40 leitos.

 A SES-AM mobilizou hospitais gerais, como o Adriano Jorge e o Getúlio Vargas, além de outras unidades definidas no plano como unidades de retaguarda, para receberem 27 pacientes não Covid-19 internados na UTI do 1º andar do HPS 28 de Agosto, de forma a poder destinar o espaço para receber pacientes com a Covid-19. O hospital também vai reservar outro andar exclusivo para leitos clínicos Covid-19.

Fotos: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo