EDUCAÇÃO

Escola estadual da zona norte de Manaus é destaque em olimpíadas de Astronomia e Matemática

Unidade de ensino homenageou alunos e professores, em solenidade especial

Com duas medalhas de ouro e quatro de bronze, os estudantes da Escola Estadual (EE) Osmar Pedrosa foram destaque na 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A disputa, promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), abrange a participação de alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo o País.

Por conta da pandemia, a programação da Olimpíada foi realizada de forma virtual e disputada por 800 mil alunos de 18 mil escolas de todo o Brasil. “Mesmo diante deste cenário atípico que todos estamos vivenciando, com a pandemia da Covid-19, os nossos estudantes toparam o desafio de participar das olimpíadas escolares. Não só aceitaram, como foram destaques e tiveram suas participações premiadas em vários quesitos”, contou o professor Idinei Oliveira, responsável por liderar o grupo na disputa.

Os participantes responderam a uma prova constituída por sete perguntas objetivas de Astronomia e três de Astronáutica, elaboradas a partir de temas direcionados às séries nas quais estão matriculados, a exemplo de sistema solar, estações do ano, lei da gravitação universal, fases da lua e origem do universo, para citar alguns dos conteúdos.

Exibição – Paralelamente à OBA, ocorreu, ainda, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), também realizada pela SAB e AEB. Nela, o grupo de alunos apresentou um protótipo de foguete que deve ser apresentado na etapa nacional da Mostra, que ocorre, no início de 2021, no Rio de Janeiro.

Mais prêmios – Fora o reconhecimento na OBA, os alunos da EE Osmar Pedrosa se destacaram, também, na 18ª edição da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática. Ao todo, a unidade de ensino foi reconhecida em 15 oportunidades, sendo 14 menções honrosas e uma medalha de bronze.

Segundo os organizadores, a competição tem como objetivo incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos estudantes de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática.

Homenagem – Ao fechar as atividades referentes ao ano letivo de 2020, a gestão da EE Osmar Pedrosa realizou uma cerimônia de entrega de patentes do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão. Na oportunidade, foram entregues medalhas e certificados de participação para professores e alunos. “Estamos orgulhosos da posição que a unidade escolar teve nas olimpíadas e, por isso, promovemos esta solenidade, a fim de estimular ainda mais estes estudantes para os desafios que devem acontecer no próximo ano”, destacou a gestora da escola, Ilda Lima.

A cerimônia aconteceu dia 14 de dezembro e contou com a presença de entidades ligadas à Segurança e à Educação.

Pular para o conteúdo