DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Polícia Federal apreende 2.700 m³ de madeira em toras nativas da região Amazônica

O valor declarado da carga foi de aproximadamente R$550.000,00. A Polícia Federal ainda vai apurar a quantia real das toras de madeira apreendidas.

A Polícia Federal (PF) apreendeu na tarde de ontem (15/11) uma balsa
contendo 2.700 m³ de madeira em toras nativas do bioma amazônico, que ficou encalhada no Rio Mamuru, na região de Parintins/AM. A carga havia sido declarada como sendo originária do município de Juruti/PA e estava sendo escoada por rios amazônicos.

Foram verificadas pela PF que as espécies florestais da carga de madeira não correspondiam às informações declaradas nas Guias Florestais (GFs). Diante das divergências, as respectivas guias eram inválidas nos termos da legislação que disciplina o transporte florestal.

A Polícia Federal monitorava a região há algum tempo, por meio de imagens de satélite do programa “Brasil Mais”, com o objetivo de identificar as áreas de exploração e de escoamento das madeiras, bem como os locais de embarque da carga. Também foram realizados sobrevoos, pela equipe de aviação tática da PF, de modo a auxiliar a localização exata da ocorrência.

Além da balsa e da carga, os policiais federais apreenderam os documentos da tripulação e do comandante, que serão analisados pela PF na apuração de possíveis responsabilidades por crimes ambientais. Hoje os envolvidos prestarão depoimento sobre o ocorrido à Polícia Federal.

O valor declarado da carga foi de aproximadamente R$550.000,00. A Polícia Federal ainda vai apurar a quantia real das toras de madeira apreendidas.

Pular para o conteúdo