CIDADANIAMANAUS

Prefeitura e rede Assaí arrecadam oito toneladas de alimentos para pessoas em vulnerabilidade

Arrecadados entre junho e outubro, os donativos foram repassados às cozinhas comunitárias mantidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc)

Iniciada no mês de junho, a arrecadação de donativos da campanha #ManausSolidária, da Prefeitura de Manaus, executada em parceria com a rede Assaí Atacadista, chegou ao fim com, aproximadamente, oito toneladas de alimentos e centenas de produtos de higiene pessoal e limpeza arrecadados. Destinadas a pessoas em vulnerabilidade no período da pandemia de Covid-19, as doações são resultado da iniciativa do Fundo Manaus Solidária com o apoio do Instituto GPA, braço social da rede de supermercados. 

Segundo o gerente de uma das unidades Assaí em Manaus, Carlos Gonzaga, o varejo alimentar é um serviço essencial no cenário da Covid-19 e, por isso, a empresa também realiza várias doações a instituições sociais pelo, incluindo o Fundo Manaus Solidária. “Nosso intuito é contribuir com a sociedade. Em Manaus, nas duas lojas, a arrecadação chegou a esse resultado extremamente positivo e isso nos alegra, porque junta o espírito do colaborador ao do cliente, em prol do bem-estar da sociedade”, disse.

Clientes e colaboradores da rede de supermercados eram incentivados, por meio do sistema de som das lojas, a contribuírem com a campanha #ManausSolidária com mensagens que falam sobre a importância da solidariedade e também quanto à transparência das ações do Fundo Manaus Solidária.

Cozinhas comunitárias

Arrecadados entre os meses de junho e outubro, os donativos foram repassados às cozinhas comunitárias mantidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). As cinco unidades, localizadas nas colônias Antônio Aleixo e Oliveira Machado, Santo Agostinho, Vila da Felicidade e Val Paraíso, fornecem diariamente, de forma gratuita, mais de 1.250 refeições, destinadas a população em situação de rua ou vulnerabilidade social.

Segundo a coordenadora da divisão de segurança alimentar e nutricional da Semasc, Cléo Freitas, a parceria foi de extrema importância, pois aconteceu em um momento delicado para as cozinhas comunitárias, que sofreram com o aumento significativo da demanda diária durante os últimos meses, devido a pandemia de Covid-19.

“Somos muito agradecidos ao Fundo Manaus Solidária por proporcionar essa parceria, que tem nos ajudado muito durante esse período complicado. No início da pandemia, tivemos muitas dificuldades para atender à grande demanda que surgiu, e essas doações vieram para cobrir essa deficiência que apresentávamos. Graças a essa colaboração, nós conseguimos não somente o objetivo de manter nossos serviços, mas também de ampliá-los. Nosso quantitativo de refeições diárias era de 200 e, agora, temos uma média de 250 em cada unidade”, ressaltou.

Fotos: Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

Pular para o conteúdo