CULTURADESTAQUE

Cantora Vanusa morre aos 73 anos de insuficiência respiratória

Vanusa enfrentava problemas com dependência química, crises de depressão e complicações causadas por uma síndrome demencial

A cantora Vanusa morreu na madrugada deste domingo, 8, de insuficiência respiratória, na casa de repouso em Santos, no litoral de São Paulo, onde morava há mais de dois anos. Por volta das 5h30, o enfermeiro da Barros Residência para Idosos percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos.

Vanusa tinha 73 anos de idade e sofria com depressão e problemas de saúde causados pelo uso excessivo de medicamentos tarja preta, que a deixaram debilitada. Em setembro, ela esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, também em Santos, com problemas respiratórios e retenção de líquido. Antes de ser diagnosticada com pneumonia e anemia, passou dias intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apresentando baixa saturação de oxigênio e pressão arterial.

Cantora Vanusa Foto: reprodução do Instagram

No sábado (7/11), recebeu a visita da filha mais velha, Amanda, com quem teria tido um dia feliz, pois cantou, brincou e se alimentou bem. Ela era mãe de Amanda e Aretha, do casamento com o cantor Antônio Marcos e de Rafael Vannucci, da união dela com o diretor de TV Augusto César Vanucci.

Aretha, a outra filha dela com Antônio Marcos, fez uma postagem de uma foto antiga do casal neste domingo no Instagram, onde escreveu: “O amor é impossível. Hoje é aniversário do meu pai Antônio Marcos, ele veio buscar minha mãe para viverem juntos na eternidade”….

Dependência química

Vanusa enfrentava problemas com dependência química, crises de depressão e complicações causadas por uma síndrome demencial e já havia passado por vários períodos de internação.

A primeira internação aconteceu em 2009, após ela errar a letra do Hino Nacional em uma solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O vídeo viralizou na internet.

Também em 2011, por conta da depressão, ela foi internada pela segunda vez, onde ficou até maio de 2012. Em 2017, a artista voltou a ser internada, mas dessa vez para cuidar da dependência química.

De acordo com o filho da cantora, há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química, quadro que se agravou quando ela foi afetada pela bactéria, a Helicobacter pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos. Isso a deixou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito, revelou Vanucci.

Ele disse ainda à época, que por conta dessa situação, ela não se alimenta mais sozinha, estava acamada e usando fraldas. Vanusa se lembrava mais de muitas pessoas, e por conta disso foi internada na casa de repouso.

Cantora teve duas filhas da união com o cantor Antônio Marcos, Amanda e Aretha (reprodução)

Carreira artística

Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de setembro de 1947, na cidade de Cruzeiro, em São Paulo, mas cresceu em Uberaba e Frutal, Minas Gerais.

Aos 16 anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions. Em 1966, durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, apresentou-se no programa “O Bom”, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Foi contratada e ficou conhecida pela canção “Pra Nunca Mais Chorar”. O sucesso a fez participar do programa Jovem Guarda, da Record TV.

Em 1968, gravou o primeiro álbum e se apresentou como compositora. Na carreira, teve músicas de sucesso como “Manhãs de Setembro” e “Paralelas”. Em 1977, fez a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi, com Ronnie Von.

A cantora gravou 23 discos, foi premiada em festivais internacionais, e vendeu mais de três milhões de cópias. Em 1997, publicou a autobiografia: “Vanusa – A Vida Não Pode Ser Só Isso!”, pela editora Saraiva. Em 2005, participou de concertos comemorativos pelos 40 anos da Jovem Guarda.

Em 1999, estreou no Teatro Santa Catarina, o musical “Ninguém é Loira por Acaso”. Ela já havia atuado em Hair, em 1973. Em 2015, lançou o álbum de canções inéditas “Vanusa Santos Flores”, produzido por Zeca Baleiro.

Pular para o conteúdo