SAÚDE

Síndrome Inflamatória Pediátrica vinculada ao Covid-19 deixa em alerta médicos e pais no AM

No Amazonas, já são registrados três casos com um óbito de criança. No País, os últimos dados do Ministério da Saúde indicam mais de 170 casos

Os impactos da pandemia de Covid-19 chegaram às crianças, gerando atenção da área médica e alerta aos pais e mães. No Amazonas, três casos confirmados com um óbito, de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que atinge crianças e adolescentes – potencial e temporariamente associada à Covid-19, estão sendo acompanhados pelos médicos, informou a médica Lúcia Alves.

Lúcia, que é doutora em Medicina Tropical, responsável pelo Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infeção Hospitalar do Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, revela que o primeiro caso foi identificado em abril nos EUA e, como o próprio nome diz, acomete múltiplos órgãos e sistemas como cardíaco, renal, respiratório, gastrointestinal e até neurológico, podendo evoluir a óbito, como um caso do Amazonas.

O primeiro caso confirmado ocorreu no último dia 24 de setembro, quando um adolescente de 13 anos, residente do município de Tabatinga, que recebeu o diagnóstico de SIM-P em Manaus. O adolescente apresentou IgG, anticorpo de fase tardia de Covid-19, que aparece após pelo menos 15 dias de infecção, período no qual não ocorre mais transmissão. O jovem não tinha doenças preexistentes e passou a apresentar complicações cardíacas.

O segundo caso confirmado é de uma bebê de 2 meses, residente de Tabatinga e que recebeu o diagnóstico em Manaus. Ela foi internada em um Hospital e Pronto-Socorro da Criança da capital. A bebê permanece internada na unidade hospitalar.

Já o terceiro caso, também de uma bebê, de 5 meses de idade, residente em Manaus, que foi internada em um hospital da rede particular da capital, onde recebeu diagnóstico de SIM-P. Mas após 15 dias de internação, a criança foi a óbito.

ALERTA

Lúcia explicou que após a publicação de casos em outros países com a pandemia, começaram a identificar também, em vários estados do Brasil, como Brasília, Recife, São Paulo e Amazonas.
A nota técnica da OMS e Opas, publicada pelo Ministério da Saúde, goi validada Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de várias outras que tem a ver com as manifestações da síndrome.

A SIM-P manifesta-se em crianças saudáveis, cuja maioria não sabe se teve Covid, porque na criança, apresenta-se na maioria das vezes assintomática, cuja família nem sabe que tem, argumenta a médica.

Mas duas semanas após apresentar um quadro inicial de febre de 38 graus ou mais, permanecendo por dois ou três dias, passando depois, a criança pode ter febre elevada, pressão baixa, manifestações cardiovasculares, disfunção cardíaca, insuficiência renal, apneia, lesão dermatológica com formação de trombos, coágulos, dor abdominal intensa, lesões muco-cutâneas, convulsão, entre outros associados a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

“A mãe deve procurar a unidade de saúde quando o bebê, de repente, tem febre sem causa aparente, quando chorar muito e estiver irritada”, afirma a médica, lembrando que, se teve algum caso de Covid na família, é mais um motivo para procurar um atendimento. No caso de criança maior e puder relatar dor abdominal, apresentar vômito, falta de ar, os pais devem buscar atendimento imediato, finaliza Lúcia Alves.

Pular para o conteúdo