EDUCAÇÃO

Carreira, propósito e criatividade é tema de palestra em evento gratuito de Feira Profissões

Conexão Futuro começa nesta quinta, 22.10 e vai até dia 24 de outubro com palestras, dicas e simulado para o ENEM

Uma carreira de sucesso está diretamente relacionada a uma educação criativa. Mas se você já passou da infância, saiba que é possível mudar o mindset desenvolvendo a criatividade e descobrindo o seu propósito. É o que defende o professor Durval Braga Neto, CEO do Parque de Ideias e consultor nas áreas de carreiras, criatividade, educação e negócios.

O tema será abordado por ele durante a palestra “Criatividade, propósito e carreira”, dentro do evento Conexão Futuro, que começa nesta quinta-feira, 22.10, com palestras, orientação vocacional, dicas de carreira, revisão, preparatório e simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O evento promovido pela faculdade Martha Falcão é online e gratuito. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição por meio do link http://bit.ly/ConexaoFuturo e acompanhar toda programação no Instagram @conexao_futuro. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas.

Durante todo o dia, especialistas e professores estarão disponíveis para tirar dúvidas de estudantes e candidatos a um curso de ensino superior sobre a área de estudo pretendida. Às 17h, Durval Braga Neto, palestrante convidado, aborda a importância de desenvolver a criatividade para obter uma carreira de sucesso.

“Uma carreira de sucesso está vinculada a uma educação criativa, que tem a ver com três coisas: o ato de brincar e já existe muita pesquisa sobre isso, sobre como esta é a melhor forma de gerar mudança de comportamento em adultos; inteligência multidisciplinar, que é a capacidade para além de memorizar e repetir conteúdos e ideias preconcebidas, ou seja, a capacidade de criar as próprias percepções sobre os conteúdos e conectá-las à perspectiva de criar soluções para os desafios pessoais e profissionais; e o elemento chave: a combinação entre paixão e talento”, explica.

O estudo “Dando propósito ao trabalho ; um estudo sobre propósito no ambiente de trabalho, em tradução livre”, realizado pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 1.510 funcionários de meio período e 502 chefes de 39 indústrias dos EUA, revelou que, embora a prioridade de toda empresa seja o sucesso dos negócios, líderes que dão importância somente ao valor de mercado perdem a chance de gerar rendimentos ainda maiores utilizando o propósito para dar significado ao trabalho dos colaboradores.

O especialista ressalta que o desafio é encontrar esse ponto de congruência entre paixão e talento. “Quando você encontra o seu porquê, o seu elemento chave, fica tudo mais fácil e fluido”, completa.

Durval Braga Neto é fundador do Parque de Ideias e apaixonado por educação, criatividade e negócios. Coach e facilitador certificado Lego Serious Play, vem aprofundando seus conhecimentos no futuro da educação, do trabalho e das organizações. É também colunista de carreiras e educação na Rede Amazônica de Televisão e Rádio CBN.

Sobre o evento

O Conexão Futuro tem o objetivo de conectar estudantes do ensino médio a um planejamento para o futuro, através de atividades que produzem e fortalecem o conhecimento, preparando-os para o Enem 2020.

“O Conexão Futuro é um evento bastante oportuno na preparação para o ENEM e suporte aos alunos na escolha de seu curso. Funciona como um teste para a prova. Preparamos uma programação especial para essa grande virada na vida de qualquer pessoa que é o ingresso no Ensino Superior”, afirmou o supervisor de Relacionamento com as escolas, Luciano Amorim.

Ele destacou ainda o evento traz, além de um simulado e um grande aulão de revisão para as provas, uma feira de profissões com palestras ao vivo, para mostrar mais sobre as possíveis áreas profissionais. “Sem dúvida é uma grande oportunidade de aprimorar e testar o conhecimento em segurança, com todos os recursos disponíveis de uma preparação online, dedicada aos alunos em fase de estudos para o exame”, completou.

Pular para o conteúdo