DESTAQUESAÚDE

Dia D da vacinação no Amazonas será realizado neste sábado

A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o Dia D da vacinação, neste sábado (17/10), realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Amazonas. Pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes para atualização da caderneta de vacinação.

A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade. Paralelamente, ocorre a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa ocorre até o dia 30 de outubro.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, lembra que a vacina continua sendo a única forma de evitar que a criança e/ou adolescente contraia poliomielite e demais doenças cujas vacinas estão incluídas na multivacinação. “O Dia D da campanha é importantíssimo, porque atende aqueles pais e responsáveis que não conseguem ir até uma UBS durante os dias de semana. Vamos aproveitar essa oportunidade para ampliar a cobertura vacinal em nosso estado”, afirmou.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS-AM), Izabel Nascimento, lembra que as vacinas estão disponíveis em todo o Estado. “Estamos oferecendo todas as vacinas para atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Leve seus filhos para tomar vacina que está à disposição de toda a população amazonense”, ressaltou.

Vacinação e pandemia – A FVS-AM orienta que as secretarias municipais de saúde cumpram os protocolos de prevenção à Covid-19, oferecendo vacinação que respeite as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como local para lavagem das mãos ou álcool gel a 70%, disponham distanciamento social de 1,5 metro, limitem o número de familiares que acompanhem a pessoa que será vacinada.

Campanha – Conforme o Ministério da Saúde, o público da campanha contra a poliomielite compreende crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Na campanha de multivacinação, o público engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas que inclui a prevenção a doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Pular para o conteúdo