AMAZONASSAÚDE

Em Parintins, campanha Outubro Rosa mobiliza profissionais para atendimento especializado às mulheres

Além de cindo médicos especializados em ginecologia e obstetrícia, a prefeitura de Parintins também contratou um mastologista que, mensalmente, realiza consultas e cirurgias de mama

As mulheres da zona rural de Parintins não poder realizar ultrassonografia de mama e transvaginal na Unidade Básica de Saúde Fluvial Lígia Loyola. A boa nova foi anunciada durante a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo chamar atenção para a prevenção do câncer de mana e também de colo de útero.

De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, a prefeitura de Parintins investiu nos últimos anos na contratação dos ginecologistas obstetras, que estão atendendo na emergência do Hospital Padre Colombo e no Ambulatório Municipal de Especialidades (AME- PARINTINS), recentemente inaugurado.

Além de cindo médicos especializados em ginecologia e obstetrícia – Armanda Pessoa, Rafaella Seffair, Victor Cantalixto, Lucas Ribeiro e Rubens – a prefeitura de Parintins também contratou o mastologista Sebastião Marden que, mensalmente realiza consultas e cirurgias de mama.

Segundo o secretário de Saúde, Parintins é o único município do interior do Estado a contar com mastologista em sua rede. “É de grande importância a sua estada em Parintins para que possamos identificar precocemente os problemas e tratá-los para que não evoluam em casos de maior gravidade. São os investimentos que garantem qualidade a esse público tão importante”, destaca.

A Secretaria de Saúde também tem disponibilizado um número elevado de exames de ultrassonografia específicos como os de mama e transvaginal. Exames que agora também passarão a ser ofertados na Unidade Básica de Saúde Fluvial Lígia Loyola atendendo aos pacientes da zona rural.

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, ressalta ainda a preocupação que o município de Parintins tem com as suas mulheres investindo em profissionais qualificados para o atendimento adequado a elas. “Além dos médicos que citamos, temos uma grande e qualificada, equipe nas unidades básicas de saúde e nos nossos hospitais. Temos a certeza que no interior do Estado somos referência em saúde da mulher e estamos a cada dia aprimorando os nossos serviços”, ressaltou Clerton.

Pular para o conteúdo