CIDADANIA

TJAM inicia programação de eventos online da campanha Setembro Amarelo

Iniciativa do Subcomitê de Saúde da Corte, o evento tem como público-alvo magistrados; servidores; serventuários e estagiários.

O Subcomitê de Atenção à Saúde Integral dos Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas inicia nesta terça-feira (8/9), à programação especial de webinars da “Campanha Setembro Amarelo” 2020, que abordarão o tema: “Suicídio: informando para prevenir”. Realizado de forma online em atenção às medidas de distanciamento social para a prevenção da covid-19, o evento terá transmissão pelo canal do Tribunal na plataforma YouTube e, em dias alternados, permitirá que as comarcas do interior possam interagir, por meio da plataforma Zoom, com os palestrantes.

Com a mediação da psiquiatra Nazaré Costa, da equipe de Saúde Mental da Divisão de Serviços Médicos do TJAM, o evento online terá como palestrantes convidadas a psiquiatra Alessandra Pereira e a psicóloga da Defensoria Pública do Estado, Luciana Peixoto.

A programação terá início às 13h (horário Manaus) e, nesse horário, servidores e magistrados que atuam nas comarcas que integram a 1.ª e a 2.ª Sub-regiões (Alvarães; Amaturá; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Fonte Boa; Japurá; Juruá; Jutaí; Maraã; São Paulo de Olivença; Santo Antônio do Içá; Tabatinga; Tefé e Uarini) também poderão interagir com as palestrantes convidadas, por meio da plataforma Zoom.

Na quinta-feira (10), acontecerá o segundo webinar da programação, dessa vez no horário das 10h (horário Manaus). Com mediação da psicóloga Sandra Desideri, do TJAM, o evento terá como palestrantes convidados a psicóloga cearense Ranielly Rangel e o psicanalista, Henrique Silva, de São Paulo.

Nessa data, a interação por meio da plataforma Zoom será aberta aos servidores e magistrados da 3.ª e 4.ª Sub-regiões (Boca do Acre; Canutama; Carauari; Eirunepé; Envira; Guajará; Ipixuna; Itamarati; Lábrea; Nhamundá; Pauini; Tapauá).

O presidente do Subcomitê de Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores do TJAM, desembargador Elci Simões, destacou a importância do tema que é evidenciado pela “Campanha Setembro Amarelo”, sobretudo nesse período de pandemia, que impôs muitas mudanças drásticas na vida das pessoas, mudanças essas que podem ter um peso ainda maior para quem está em sofrimento psíquico.

“Na campanha deste ano, organizada pela equipe do subcomitê, com o apoio dos profissionais de Saúde Mental da Divisão de Serviços Médicos, estamos ressaltando a importância de se trabalhar com a prevenção aos casos de suicídio. Convido a todos os nossos magistrados e servidores a acompanharem a programação da campanha, que será online em atenção às medidas de prevenção à covid-19, e terá convidados muito especiais, muito preparados para abordar o tema. Neste ano, com o apoio da tecnologia, estamos buscando a participação das nossas comarcas do interior, que poderão interagir com os palestrantes”, frisou o magistrado.

Informar para prevenir

A “Campanha Setembro Amarelo” foi criada em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Conforme dados disponibilizados pela ABP no site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Um expressivo número desses casos ocorre entre jovens. Em torno de 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão; seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. O objetivo da campanha é, por meio da informação, ajudar a prevenir e reduzir esses números.

Pular para o conteúdo