AMAZONASSETOR PRIMÁRIO

Agricultores do Careiro da Várzea recebem visita técnica de extensionistas e especialistas em fruticultura

Além de apoio técnico, equipes do Idam farão levantamento das necessidades dos agricultores que eles possam produzir alimentos de qualidade e ter renda para sustentar suas famílias

Uma equipe de extensionistas rurais e especialistas em fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou visita técnica em áreas produtivas familiares de agricultores da Associação dos Produtores Rurais do Ramal das Torres (Asprorat), em Careiro da Várzea, na quinta-feira (27/08).  O objetivo foi orientar os agricultores sobre o processo de cultivo de espécies como o abacaxi e a banana, produzidas na região, que fica localizada no ramal das Torres, km 20, estrada Purupuru.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, a iniciativa atende as recomendações do governador do Estado, Wilson Lima, para intensificar a assistência técnica aos agricultores familiares e produtores rurais que precisam estruturar sua produção e acessar às políticas públicas disponíveis para o setor primário, gerenciadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Segundo o dirigente, o Instituto vai acompanhar e prestar todo apoio técnico necessário no cultivo de culturas agrícolas desenvolvidas na região. “Para isso, designamos uma equipe de profissionais do Idam para realizar um diagnóstico socioeconômico e fazer o levantamento das necessidades locais para que os agricultores possam produzir alimentos de qualidade visando a segurança alimentar e, principalmente, a geração de renda para as famílias da localidade”, disse.  

Para o gerente de Produção Vegetal do Idam e doutorando em Agronomia Tropical pela Ufam, Pedro Chaves, a missão foi exitosa e possibilitou o início do cadastramento de agricultores para acessarem o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documentos que vão apoiar na comercialização da produção através dos programas de incentivo ao produtor rural.

Segundo a engenheira agrônoma do Idam e mestranda em Agronomia Tropical pela Ufam, Silvia Christina Abreu, durante a visita, foram iniciadas tratativas do planejamento para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Fizemos um levantamento por amostragem das áreas cultivadas com as principais culturas nessa região. Vamos propiciar aos agricultores informações técnicas para tornar seus cultivos mais produtivos e tecnificados. Nesse sentido, iremos realizar uma capacitação sobre a cultura do abacaxi, prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro”, destacou.

A visita contou com o apoio da equipe técnica da Unidade Local do Idam de Careiro da Várzea, composta pelos técnicos em agropecuária Saulo Melo e Roberto Aires.

Fotos: Divulgação/Idam

Pular para o conteúdo