CIDADANIA

Agência da ONU para Refugiados doa 180 camas para hospital de campanha em Boa Vista

Doação reforça enfrentamento à COVID-19 entre pessoas refugiadas e a população de Roraima

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) doou 180 camas para o hospital de campanha de Boa Vista, construído pela Força Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida para atender pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, além de brasileiros vítimas da COVID-19 no estado fronteiriço de Roraima.

A doação faz parte da estratégia do ACNUR para enfrentar a pandemia do novo coronavírus entre a população refugiada, beneficiando também as comunidades de acolhida dessas pessoas.

“Ter equipamentos médicos apropriados é fundamental para uma boa resposta à COVID-19. Por isso o ACNUR doou as camas de UTI, juntamente com colchões e travesseiros, que serão essenciais para o tratamento de casos mais graves. Isso reafirma nosso compromisso com a Operação Acolhida e a Área de Proteção e Cuidados (APC), que tem atendido refugiados, migrantes e brasileiros no contexto da pandemia do novo coronavírus em Roraima”, enfatiza Arturo de Nieves, Coordenador Sênior de Campo do ACNUR.

O ACNUR vem colaborando sistematicamente com a APC desde a elaboração do plano arquitetônico deste hospital de campanha. Além dessa assessoria técnica, a Agência da ONU para Refugiados doou 250 casas modulares (ou RHUs / Refugee Housing Units) usadas nos abrigos temporários da Operação Acolhida, possibilitando o atendimento de até mil pessoas na ala para isolamento de casos suspeitos e confirmados da APC. Também doou duas mil camas regulares e colchões para o hospital, permitindo um amplo atendimento à população de Boa Vista.

Além disso, o ACNUR colaborou com o desenvolvimento da ferramenta de gestão da informação que permite aos gestores da APC processar prontuários médicos e agilizar os atendimentos. Também articulou parcerias com o setor privado que levaram à doação de equipamentos de proteção individual, aparelhos hospitalares, medicamentos e outros insumos que estão contribuindo para o funcionamento efetivo do hospital.

“O ACNUR é um dos parceiros relevantes da Operação Acolhida, com pronta resposta à emergência humanitária causada pela COVID-19, que veio dentro de uma crise que já existia. As camas de UTI doadas vão melhorar a qualidade da Área de Proteção e Cuidados, tão necessária no nosso trabalho de salvar vidas”, disse o General Antonio Manuel de Barros, coordenador da Operação Acolhida para o estado de Roraima e o município de Manaus.

Para evitar a disseminação da COVID-19 junto a refugiados e migrantes da Venezuela, o ACNUR já distribuiu mais de nove mil kits de limpeza, higiene pessoal, colchões e redes, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.

A Agência da ONU para Refugiados também tem reforçado o apoio financeiro para pessoas refugiadas em situação de maior vulnerabilidade, garantindo seus gastos emergenciais e essenciais durante a pandemia da COVID-19. Além disso, garante a distribuição de informações seguras sobre a prevenção da doença e de orientações sobre como a população refugiada pode acessar os auxílios pagos pelo governo federal.

Em 2020, o ACNUR recebeu contribuições de diversos países para fortalecer sua atuação no Brasil protegendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Mais recentemente, o Bureau de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos ofereceu ao ACNUR recursos adicionais direcionados a fortalecer o combate à COVID-19, especialmente no norte do país.

Japão, Luxemburgo e União Europeia também têm contribuído generosamente com o ACNUR, destinando fundos para reforçar a resposta humanitária do Brasil ao fluxo de refugiados e migrantes venezuelanos, e que se tornou ainda mais necessária com o advento da COVID-19.

O ACNUR, seus parceiros e outras agências da ONU apoiam a Operação Acolhida, que é a resposta do governo federal ao fluxo de refugiados e migrantes venezuelanos para o Brasil. A agência atua no monitoramento da fronteira, na gestão dos abrigos temporários e com serviços de proteção, incluindo registro, documentação e acompanhamento de casos mais vulneráveis. O ACNUR também apoia a estratégia de interiorização, que tem permitido a refugiados e migrantes da Venezuela encontrar melhores condições de integração socioeconômica em várias partes do país.

Sobre o ACNUR: A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização humanitária global dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno aos refugiados, deslocados internos e apátridas, vítimas de violações dos direitos humanos. Presente em mais de 130 países, o ACNUR atua em conjunto com os setores público e privado, para garantir assistência emergencial, aprimorar políticas públicas e cooperar com organizações parceiras que também trabalham com a causa. A atuação do ACNUR é coordenada com o Poder Público, organizações da sociedade civil, academia e doadores.

Com informações da Agência ONU

Pular para o conteúdo