DESTAQUEMANAUS

Sexta etapa do projeto Requalifica vai beneficiar mais de 42 ruas das zonas Norte e Leste da capital

Com recursos da Caixa serão investidos R$ 42 milhões para a reconstrução completa de 38 quilômetros de via, com asfalto de qualidade, calçadas, drenagem superficial entre outros serviços

Com a marca de gestor que mais promoveu ações de recapeamento em Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto deu início à sexta fase do programa de Requalificação Viária e Urbana de Manaus – “Requalifica 6”, que irá alcançar mais 42 vias da cidade, a maior parte concentrada nas zonas Norte e Leste.

“Tínhamos planejamento e recursos para chegar até o Requalifica 10 este ano, mas a pandemia nos obrigou a redimensionar isso, principalmente para poupar os nossos trabalhadores que seriam exigidos ainda mais nas outras etapas do Requalifica. Preferimos dar prioridades às grandes obras que já estão em andamento, antes de começar outras, mas agora temos um pouco de fôlego e decidimos lançar mais essa etapa”, disse o prefeito.

Com recursos da Caixa Econômica Federal, serão investidos R$ 42 milhões para a reconstrução completa de 38 quilômetros de via, com asfalto de qualidade, calçadas, drenagem superficial e outras ações de infraestrutura necessárias. Os trabalhos já começaram e estão sendo realizados à noite na avenida Rodrigo Otávio, nas proximidades da Bola da Suframa, com a fresagem – que é a retirada de toda a camada antiga de asfalto.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os serviços serão realizados pela Tercom Terraplenagem Ltda., empresa vencedora da licitação, e estão divididos em dois lotes, com o primeiro lote contemplando 28 vias nos bairros e comunidades São José, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves, Zumbi dos Palmares e Jorge Teixeira (Zona Leste), Novo Aleixo, Cidade Nova, Santa Etelvina e Lagoa Azul (Zona Norte) e Aleixo (zona Sul). O lote 2 contempla 14 vias nas comunidades e bairros Lagoa Azul, Cidade Nova, Santa Etelvina, Colônia Santo Antônio (zona Norte), Tarumã (zona Oeste) e Japiim (zona Sul).

“Desde que iniciamos o Programa Requalifica, em 2019, já recuperamos centenas e centenas de quilômetros de vias, em todos os bairros de Manaus. Nossa intenção foi sempre oferecer condição de mobilidade para a população, melhorando os corredores viários, fazendo a melhor integração entre os bairros, criando corredores de escapes, para que o tráfego de veículos não se condicione às principais avenidas e, assim, melhorando o fluxo e a rapidez na locomoção”, disse o prefeito.

Para garantir a qualidade nos 38 quilômetros de vias, que serão totalmente recuperados, serão utilizadas 57 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), composto de mineral graduado, material de enchimento e ligante betuminoso, tudo previamente preparado em usinas especializadas. Os pavimentos são compostos por múltiplas camadas e o revestimento recebe e auxilia a carga dos veículos, além de servir de proteção contra as intempéries. Todas as etapas, desde o transporte, distribuição, compressão, uso de equipamentos adequados para o espalhamento e compressão, temperatura e grau de compressão seguem, rigorosamente, as normas de controle de segurança e qualidade.

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Pular para o conteúdo