CIDADANIA

Prosamim viabiliza reassentamento de famílias que viviam às margens do leito do Igarapé do 40

Mais de mil imóveis serão retirados do local, onde viviam mais de seis mil pessoas que serão reassentadas em áreas seguras dentro das obras do Prosamim III, entre os bairros Japiim e cachoeirinha

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já retirou mais de 350 imóveis do leito do igarapé do 40. O local integra a área de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que fica localizada entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros do Japiim e Cachoeirinha, respectivamente.

O projeto do Prosamim, na área, contempla a construção de uma pista interligando as duas avenidas com a finalidade de criar uma nova opção de trajeto, ligando o Distrito Industrial ao centro da cidade através da Manaus Moderna. O projeto compreende a construção de áreas de convívio social, práticas esportivas, praças, academia ao ar livre, quadras multiuso, revitalização do campo do Betanhão e ainda vai recompor a flora do local com paisagismo.

A intervenção nesse trecho do Igarapé do 40 é a que mais vai retirar imóveis e reassentar famílias em áreas seguras dentro das obras previstas no Prosamim III. Somente a intervenção no leito do igarapé, tem previsão de retirar cerca de 1.378 imóveis, totalizando mais de seis mil pessoas longe dos riscos das enchentes.

A assistente social do Prosamim, Lilyan Barroso, afirma que as equipes da UGPE realizam monitoramentos na área diariamente e que, mesmo durante a pandemia, permaneceram por meio de equipes de plantão auxiliando nas mudanças, informações sobre as documentações necessárias e tudo que pudesse ser realizado de atendimento a famílias dessa área.

A superintendente da Secretaria de Estado de Habitação, Viviane Dutra, afirma que, durante o período da pandemia, para agilizar os atendimentos dos beneficiários do Prosamim, a Suhab atuou por meio de plantões sociais e atendimentos remotos em home-office e dessa maneira, foi possível avançar nos processos de reassentamentos dentro da superintendência.

 “Também atuamos em uma grande força-tarefa junto com a UGPE para que pudéssemos aprovar a prorrogação da bolsa-moradia transitória, de maneira que ninguém ficasse impactado de não poder procurar suas novas moradias durante a pandemia”, ressaltou. “Hoje nós permanecemos em uma grande força-tarefa com a UGPE visando a celeridade nos pagamentos e nos demais trâmites processuais, em virtude do grande número de famílias que precisam acessar o bônus moradia, que é a solução final e definitiva dos reassentamentos”, complementou Viviane Dutra.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que as famílias que residem no igarapé do 40 são prioridades para o Governo do Estado. “Por ordens diretas do governador Wilson Lima, atuamos para que o período de pandemia e de restrição às atividades do serviço público não impactasse nos processos de reassentamento dessas famílias e nos prazos para a conclusão das obras do Prosamim III”, afirmou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Pular para o conteúdo