DESTAQUESAÚDE

Susam apresenta a órgãos de controle cronograma de retomada dos atendimentos suspensos por conta da pandemia

Servidores das policlínicas já estão entrando em contato com os pacientes que tinham consultas marcadas no período em que o atendimento ambulatorial ficou suspenso para informá-los da nova data

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) apresentou a representantes dos órgãos de controle do estado o plano de retomada gradual dos atendimentos suspensos por ocasião da pandemia de Covid-19. A prestação de contas foi feita durante videoconferência na tarde desta sexta-feira (10/07). 

Na reunião, o secretário de saúde interino, Marcellus Campêlo, expôs com a equipe técnica da Susam o planejamento feito para a retomada gradual dos atendimentos suspensos devido à pandemia, que está em vigor desde o dia 22 de junho, com a retomada das consultas ambulatoriais que estavam suspensas em seis policlínicas e de outros atendimentos eletivos.

Participaram os representantes do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Foi destacado pela equipe técnica da Susam que atendimentos essenciais ambulatoriais foram mantidos, mesmo durante a pandemia, como o Programa de Pé Diabético, atendimento ambulatorial em psiquiatria, entrega de bolsas de colostomia e triagem neonatal.

A retomada dos serviços foi embasada em três notas técnicas apresentadas aos representantes do órgão de controle durante a reunião.

Plano de retomada

As policlínicas, desde o final do mês passado, estão entrando em contato com os pacientes que tinham consultas marcadas no período em que o atendimento ambulatorial ficou suspenso para informá-los da nova data.

As maternidades também já estão realizando os atendimentos ambulatoriais, como o de mastologia do Instituto da Mulher Dona Lindu e o Programa Planejamento Reprodutivo na Maternidade Nazira Daou. As fundações estão em processo de retomada gradativa dos procedimentos eletivos. Durante a pandemia, os atendimentos foram reduzidos, mas não foram interrompidos por completo.

Fotos: Divulgação/Susam

Pular para o conteúdo