COLUNASOreni Braga

O RETORNO DO TURISMO MUNDIAL PÓS-COVID-19

por Oreni Braga

O mundo enfrentou e ainda está enfrentando uma das mais difíceis crises no turismo, por conta da pandemia do Coronavírus, mas já começa a respirar em alguns países da Europa e de outros continentes.

Portugal e Espanha reabriram as suas fronteiras para os turistas, após uma longa temporada. Os governos desses países apostam na retomada da economia do turismo, pois o setor contribui significativamente para a prosperidade local.

A Alemanha, embora esteja incentivando seus moradores a viajar dentro do país, já está recebendo turistas de outros destinos como Turquia, Suíça, Reino Unido, Islândia e Noruega.

A Ilha de Chipre que sempre teve no turismo o setor econômico mais rentável começa a abrir suas portas para o turismo internacional, adotando medidas inovadoras, dentre elas a de pagar hospedagem e alimentação para o viajante que testar positivo para o COVID-19, preparou um hospital exclusivo para atender aos turistas que possam estar ou ficar infectados e apoio para a família até que o paciente possa retornar ao seu país de origem. No entanto, o governo da ilha relacionou os países que podem mandar turistas para aquele destino. Não é todo mundo não! Por exemplo, brasileiros e americanos não são bem-vindos.

A França também abre, mas quem chegar deve cumprir os 14 dias de quarentena como medida de prevenção. Caso deseje viajar para aquele país já sabe que deve ir com bastante tempo.

A mesma medida de prevenção adotou a Islândia ao abrir as suas fronteiras para o turismo internacional.  Lá o viajante ou fica de quarentena ou faz a testagem para o Coronavírus.  

A Itália também já abriu, mas tem adotado medidas mais rígidas com a chegada de visitantes, visto que aquele país foi um dos que mais sofreu com a pandemia.

O que se percebe entre as medidas adotadas para a retomada do turismo internacional na Europa é que as prioridades estão sendo dadas aos países da União Européia. Ainda é muito cedo para receber viajantes de outros continentes.

Além dos países europeus, Cuba que viveu praticamente 90 dias sem poder receber nenhum visitante sinalizou para o mundo que está com suas fronteiras abertas e já começa a receber os turistas internacionais. Todas as ilhotas paradisíacas de Cuba estão prontas para a retomada do turismo, obedecendo as recomendações da Organização Mundial do Turismo – OMT.

De acordo com o governo de Cuba, a população não será afetada com a contaminação, caso haja algum turista contaminado com o COVID-19, uma vez que os voos chegam diretamente nas ilhotas e partem delas.

O Egito também retoma o turismo com cautela e adotando todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e da Organização Mundial do Turismo – OMT. O governo daquele país exige que o local que receber turistas (meios de hospedagem) deve oferecer uma clínica com médico de plantão.

Os Emirados passaram mais de 120 dias sem receber visitantes e agora começam a abrir as suas fronteiras para o turismo internacional adotando medidas severas. Alguns aeroportos internacionais naqueles países ainda permanecem fechados.   

E nas Américas, quando será que a retomada do Turismo? Essa é uma dolorosa interrogação. Embora alguns destinos da América Central e da América do Sul tenham apresentado um nível de contaminação muito baixo, o Brasil, os Estados Unidos e México ainda apresentam um cenário extremamente duvidoso para quem deseja viajar de férias. Mesmo assim, o governo mexicano resolveu apostar na abertura de Cancún e de suas ilhas sinalizando para a abertura do turismo internacional.    

Pois bem, percebemos que muitos destinos mundiais já estão se movimentando, mesmo que lentamente, para recomeçar o turismo internacional, no Novo Normal.

No entanto, os brasileiros que estão ávidos para fazer uma viagem internacional de férias para a Europa ou para os EUA sabem que vão retornar do aeroporto. Enquanto a pandemia no Brasil não for controlada seremos personas non gratas.

Então, já que viajar pra lá não é possível, vamos conhecer o nosso Brasil e valorizar o que é nosso!


Oreni Braga é Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental, Especialista em Ecoturismo, Planejamento e Gestão de Parques e Design de Ecolodges.


Pular para o conteúdo