REGIÃO AMAZÔNICA

Em Porto Velho, vice-presidente prevê a prorrogação da Operação Verde Brasil 2

A missão deflagrada no último dia 11 de maio pelo governo federal tem como principal objetivo realizar ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais praticados na região amazônica

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Porto Velho (RO) neste domingo, 7, para verificar as atividades do Comando Conjunto Príncipe da Beira, instituição responsável pela Operação Verde Brasil 2 nos estados do Acre, Rondônia e região Sul do Amazonas.

Na capital rondoniense, Mourão participou de reunião com o Estado-Maior do Comando Conjunto, na qual foram apresentados os resultados parciais obtidos na Amazônia Ocidental. Coordenada pela vice-presidência da República, a operação atua em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

 Durante a visita o vice-presidente acenou com a possibilidade de que seja prorrogada a Operação Verde Brasil 2, deixando claro que levará a proposta para a reunião do Conselho de Governo na terça-feira (9), quando apresentará ao presidente da República, Jair Bolsonaro, os resultados obtidos até o momento nas ações implementadas.

A missão deflagrada no último dia 11 de maio pelo governo federal tem como principal objetivo realizar ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais praticados na região amazônica, podendo ser aplicado, se necessário, o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Já na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o vice-presidente participou de um encontro com os governadores Gladson Cameli, do Acre, e Marcos Rocha, de Rondônia. O gestor acreano apresentou ao vice-presidente o conjunto de ações adotado pelo governo do Estado no enfrentamento às queimadas e ao desmatamento ilegal da floresta. Gladson salientou não compactuar com este tipo de prática criminosa e afirmou que medidas severas serão aplicadas contra os infratores.

Mourão dividiu a resposta com o governador de Rondônia, Marcos Rocha que, de imediato, salientou e reforçou a integração, fazendo valer a missão do Conselho que é a de coordenar e integrar as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal. “O governo de Rondônia está unido. Em todas as ações temos reportado ao governo federal, e isso tem dado facilidade para que seja feito o planejamento adequado. Importante é estarmos unidos e combatendo as queimadas ilegais. Todos os órgãos do Estado estão disponíveis ao governo federal para trabalho em conjunto e que possam atuar em defesa da sociedade”, destacou o governador, aproveitando para enaltece as várias ações do governo do Estado que contam com grande apoio do Exército Brasileiro, bem como de outros órgãos, citando como exemplo o drive-thru realizado no sábado para a realização de testes rápidos da Covid-19.

É a segunda vez somente este ano que o vice-presidente general Mourão vem a Porto Velho. No início de maio, o vice-presidente, que naquele momento estava em exercício na presidência, esteve reunido com o governador Marcos Rocha e demais secretários de Estado, ocasião em que foi detalhado o planejamento elaborado pelo governo estadual, definindo propostas para a Amazônia rondoniense, com ênfase na defesa de importantes pilares que vão desde a conservação, proteção e desenvolvimento ambiental, ao ordenamento e regularização fundiária, bem como prevenção e combate aos incêndios florestais.

Pular para o conteúdo