ECONOMIA

Porto flutuante vai viabiliza transporte de passageiros e escoamento da produção na zona rural de Itacoatiara

A obra vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas que vivem em comunidades rurais, ao longo da estrada do Itaubal e no rio Arari, e terá grande impacto na economia do município

A construção de um porto flutuante, com capacidade para atracação de pequenas embarcações e rampas de acesso de pedestres aos barcos, no rio Arari, em Itacoatiara, município da Região Metropolitana, distante 176 quilômetros de Manaus, foi anunciada pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

A obra terá impacto na economia do município, uma vez que favorecerá o escoamento da produção, além de permitir melhor condição de deslocamento para a população. “A construção desse porto demonstra claramente a preocupação do Governo do Amazonas em facilitar a vida dos moradores das comunidades interioranas principalmente quanto ao escoamento da produção agrícola”, destaca o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

Diretamente, o projeto vai beneficiar cerca de dez mil pessoas, moradoras de comunidades existentes ao longo da estrada do Itaubal e do rio Arari.

Orçado em cerca de R$ 950 mil, o projeto contempla ainda rampa de concreto para permitir o acesso ao porto flutuante metálico, com lateral rebaixada em ambos os lados para a colocação de trilhos, que servirão para a subida e descida de mercadorias. Na parte central da rampa, será construída uma escada para facilitar a circulação de passageiros, além de abrigo em alvenaria, que será usado como depósito de materiais e área de espera e conforto para os passageiros, o chamado retroporto. O contrato tem vigência até o mês de dezembro de 2020.

Abastecimento de água

Além do porto, da rampa de acesso e do galpão para armazenar os produtos, o projeto também contempla a construção de um poço e de um sistema de abastecimento de água potável para a comunidade local, o que não acontecia anteriormente.

Pular para o conteúdo