DESTAQUE

Manaus registra queda de 23% nos casos de latrocínios nos primeiros quatro meses deste ano

Entre janeiro e abril foram registrados dez casos de latrocínio na capital amazonense. A maior eficiência na troca de informações entre as unidades de segurança teria ajudado a reduzir os caos

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, Manaus registrou uma redução de 23% nos casos de roubo seguido de morte, o latrocínio, em relação ao ano passado. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (29/5) pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). De acordo com os dados divulgados, até abril foram registrados dez casos de latrocínio, na capital amazonense.

Titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o delegado Aldeney Goes aponta a integração das Polícias Civil e Militar e uma maior eficiência na troca de informações entre as unidades Especializadas e as distritais.
“Também houve prisões não só pela DERFD, mas também pelos distritos integrados de vários setores. Com isso, a gente dá a ideia para o criminoso de que se ele fizer, será preso e processado. Isso faz com que o criminoso pense antes de praticar o crime”, disse.

Crime previsto no artigo 157 do Código Penal, o latrocínio pode resultar em pena de reclusão de 20 a 30 anos, e multa. Já quando o roubo resulta em lesão corporal grave, a pena é menor, de sete a 18 anos, e multa.

Cuidados e denúncias
De acordo com o delegado, o cidadão deve tomar alguns cuidados para evitar ser vítima deste crime. “As orientações são as mesmas para se evitar um roubo. Deve-se evitar expor o patrimônio material nas ruas, por exemplo, e em caso de roubo, evitar reagir. Há muitos casos já comprovados estatisticamente em que a vítima tentou reagir e assaltante acabou atirando contra a vítima. Vale lembrar que o patrimônio pode ser recuperado, mas a vida não”, afirmou.

Quem tiver informações que ajudem no trabalho policial pode denunciar por meio do 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 24 horas por dia e sob sigilo. Também é possível entrar em contato diretamente com a DERFD por meio da Linha Direta (92) 99962-2187.

Pular para o conteúdo