MANAUS

‘Operação Cheia 2020’ finaliza recuperação de ponte no bairro Mauazinho

A operação teve início em janeiro deste ano com o monitoramento de 15 bairros

A operação Cheia 2020 finalizou nesta sexta-feira (15/5), a recuperação da ponte do Beco do Pescador, no bairro Mauazinho, zona Leste da cidade. A ação da Prefeitura de Manaus e executada pela Defesa Civil Municipal, teve início no mês de janeiro deste ano com o monitoramento dos 15 bairros passíveis de alagações com a subida do rio Negro. A estrutura também vai garantir a locomoção dos moradores da região afetados no período da cheia.

De acordo com a última previsão divulgada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgada no final de março indica que a cheia do rio Negro está dentro da normalidade em Manaus. O rio deve atingir a cota máxima entre 27,90m e 28,60m – média 28,30 metros e descarta a possibilidade de cota de emergência na capital do Amazonas, que acontece quando o nível do rio chega aos 29m.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém, aproximadamente 40 metros de ponte são recuperados para o atendimento às famílias. “A ponte do Pescador estava deteriorada e precisava de alguns reparos, com uma parte que tinha de ser refeita. A Defesa Civil está trabalhando no local desde ontem e deve concluir a reconstrução necessária nesta sexta-feira, para que a comunidade possa utilizar o acesso para sair e entrar daquela localidade”, informou.   

Belém também ressaltou que, apesar da previsão de cheia do rio Negro, divulgada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), descartar a possibilidade de cota de emergência na capital amazonense, os trabalhos de monitoramento nas áreas de riscos continuam.

“A Defesa Civil está fazendo a parte preventiva de acordo com a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. A gente verificou que a cheia deve ficar abaixo da cota de emergência, porém assim mesmo a Defesa Civil está fazendo o monitoramento das áreas que poderão alagar”, afirmou.

Pular para o conteúdo