REGIÃO AMAZÔNICA

Governo do Tocantins reúne parceiros para definir estratégias de prevenção às queimadas

No Tocantins, a estiagem começa no mês de junho e segue até novembro. Neste período, aumenta consideravelmente as queimadas e incêndios florestais.

Mantendo o distanciamento social, o Governo do Tocantins, por meio da Coordenadoria de Segurança Contra Incêndios do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra as atividades na sede do órgão, nos Parques Estaduais, Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), e nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), participou nesta sexta-feira, 8, de reunião na sede da Defesa Civil Estadual, com as associações de chacareiros que compreende o entorno da Serra do Lajeado e Taquaruçu Grande.

A reunião teve como finalidade discutir estratégias e alternativas para o Naturatins, juntamente com a Defesa Civil do Estado auxiliarem estas associações, durante o período das queimadas e incêndios florestais que se aproxima. No Tocantins o período de estiagem começa no mês de junho e segue até novembro.

De acordo com o coordenador do Naturatins, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Peterson Ornelas, para este ano, o objetivo é continuar com o projeto de treinamento para os brigadistas comunitários, que no ano passado aconteceu Tocantínia, município que compõe a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL).

Segundo Ornelas ao reunir com os parceiros e discutir o tema, a possibilidade de medidas assertivas é bem maior. “Com o treinamento para os brigadistas comunitários previsto para iniciar na próxima semana, vamos além de proteger as propriedades rurais, também vamos alcançar a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, bem como o Parque Estadual do Lajeado”, disse.

Nesta parceria o Naturatins irá ceder às associações de chacareiros beneficiadas com o projeto, 6 reservatórios com capacidade de 1000 litros de água, além de abafadores que vão ficar na sede da Associação. Entre os beneficiados com o projeto estão a Associação Vale das Cachoeiras, Brejo Cumprindo, Água Doce e Orquídeas.

Treinamento

Conforme a Coordenação de Segurança Contra Incêndios do Naturatins, para a próxima semana existe previsão para ocorrer o treinamento para brigadistas comunitários. O curso será de dois dias e deve alcançar cerca de 20 pessoas de cada associação.

Para breve o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Peterson Ornelas irá buscar contato com outras associações de chacareiros e com a Defesa Civil para detalhar outras medidas que irão colaborar com brigadistas do Naturatins na defesa do bioma cerrado que predomina no estado do Tocantins.

O presidente do Naturatins Sebastião Albuquerque afirmou que as ações do Instituto estão sendo planejadas com a participação dos proprietários rurais destas regiões, representados por suas respectivas associações e por órgãos parceiros do Comitê do Fogo e adianta “A proposta do Naturatins é realizar dois dias de treinamento para os moradores da zona rural destas associações. Estas atividades também vão nos auxiliar a proteger este cinturão de rica biodiversidade”, considerou o gestor.

Pular para o conteúdo