DESTAQUEPOLÍTICA

Ministro do Supremo barra nomeação de amigo de Bolsonaro para Policia Federal

A decisão é liminar – ou seja, provisória – e foi tomada em ação movida pelo PDT.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, concedeu na manhã desta quarta-feira (29/04) liminar para seja anulada a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para direção da Polícia Federal.

A decisão acata ação movida pelo PDT, que pede a suspensão da nomeação pela proximidade pessoal do delegado com o presidente. A escolha dele para o cargo é vista como tentativa do governo de interferir nos trabalhos da Polícia Federal.
Sua nomeação foi questionada na Justiça antes mesmo de ser publicada no Diário Oficial da União, na edição desta terça-feira (28/04), junto com a indicação de André Mendonça para o Ministério da Justiça. A oposição questiona ligações pessoais do novo diretor da PF com filhos do presidente Jair Bolsonaro investigados pela própria Polícia Federal.

Ramagem, que é amigo da família Bolsonaro, foi escolhido pelo presidente da República para chefiar a PF, em substituição a Maurício Valeixo, demitido por Bolsonaro, o que levou à saída do então ministro da Justiça Sergio Moro, que acusa o presidente de tentar interferir politicamente na Polícia Federal.

Na decisão em que suspendeu a nomeação, Moraes cita as alegações de Moro, e afirma que, em tese pode ter ocorrido desvio de finalidade na escolha de Ramagem ” em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público.”

Moraes ressalta as afirmações do ex-ministro da Justiça que dão conta de que Bolsonaro queria “ter uma pessoa do contato pessoal dele” no comando da PF, “que pudesse ligar, colher informações, colher relatórios de inteligência”

Da redação, com informações de Brasília.
Em breve outras informações.

Pular para o conteúdo