DESTAQUEPOLÍTICA

Facebook e Instagram removem postagens com pedidos de golpe militar no Brasil

A decisão ocorre em meio a atos golpistas promovidos por apoiadores de Jair Bolsonaro em diversos estados

A empresa Meta, empresa responsável pelo Facebook e pelo Instagram, iniciou o processo de remoção de publicações de usuários com pedidos de intervenção militar no Brasil. Postagens do tipo aumentaram de volume nos últimos dias, em função dos protestos antidemocráticos por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo não aceita a derrota nas urnas.

A empresa afirma que faz o monitoramento das postagens referentes ao cenário político local e que a medida faz parte das práticas de remoção que já existiam anteriormente. Não informou, no entanto, quantos conteúdos foram retirados do ar nas plataformas.

“Temos acompanhado com atenção os acontecimentos no Brasil e as conversas sobre esses eventos nas nossas plataformas, e começamos a remover pedidos para uma intervenção militar no Brasil no Facebook e Instagram”, informou a Meta, em nota.

Desde o segundo turno das eleições, no último dia 30 de outubro, que consagrou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) protestam contra o resultado das urnas.

Entre as manifestações, é possível ver pedidos de fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e de intervenção militar. Nas redes, é possível encontrar publicações com convocações para protestos pedindo intervenção.

Pular para o conteúdo