CULTURADESTAQUE

Celebrando a negritude e o combate ao racismo, Garantido fecha segunda noite do Festival de Parintins

Diversidade cultural do Brasil também foi destacada pelo boi do coração, que homenageou a pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira, Helena Theodoro, primeira doutora brasileira

Encerrando a segunda noite do Festival Folclórico de Parintins, neste sábado (25/06), o boi bumbá Garantido apresentou o tema “Lutas, Resistência e Revolução”, abordando a representatividade dos povos da Amazônia, como em sua Figura Típica Regional, ‘Cabanos da Amazônia. Na celebração folclórica, apresentou a ‘Festa do Povo Negro’, seguido da Lenda Amazônica representando “Xandoré e Ticê” e encerrando com ritual indígena ‘O fim do mundo Karajá’.

Competindo no item 2, o levantador de toadas Edilson Santana, entoou Cabanagem, toada de Gabriel Moraes, Joel Almeida, Náferson Cruz e Rubens Alves, concorrendo ao item 11 (toada, letra e música).

Rainha do Folclore do Boi Garantido, Edilene Tavares, item 8, que tem sangue e traços afro-ameríndios, representou a negritude ancestral da mulher amazônida.

A cantora Márcia Siqueira, uma das levantadoras do boi do povão, falou da emoção de homenagear a cultura afro e tudo que ela representa para o Brasil e para a Amazônia. “Mais uma noite de emoção. Essa edição do Festival de Parintins, o festival dos festivais, é um retorno dessa festa tão querida, tão esperada. Todas as influências que nós temos. Uma noite emocionante, de muito axé, de muita luz, disse.

A merendeira Delci Rocha fez parte da galera pela primeira vez. Acompanhada da filha, que passou o amor pelo Garantido para a mãe, ela disse que o coração estava transbordando de felicidade por estar no Bumbódromo.

“De geração em geração. Começou por essa menina aqui, que dançava maravilhosamente bem lá em Presidente Figueiredo, onde a gente morava. E ela veio morar para cá e agora eu acompanho todos os anos”, disse.

Jéssica Dias, filha de Delci, recorda que o amor pelo Garantido começou ainda na infância e agora pôde trazer a mãe para compartilhar a brincadeira de boi-bumbá. “Trouxe ela. É a primeira vez dela para sentir essa emoção”, acrescentou.

Fotos: Andreza Jorge

Pular para o conteúdo