AMAZONASCULTURA

Artistas do Boi Garantido celebram “Dia da Comunhão” com homenagem póstuma a Paulinho Faria

Considerado o eterno apresentador do bumbá vermelho e branco, item que defendeu durante 26 anos no Festival Folclórico de Parintins, Paulinho morreu, vítima da covid-19, no dia 22 de fevereiro de 2021

Um dia de memória para preservar a história. É com essa proposta que a agremiação folclórica Bumbá Garantido realiza, no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 21h, no Curral Linfolfo Monte Verde (Cidade Garantido), em Parintins, a live “Dia da Comunhão”.

A data do evento, que será transmitido pela TV A Crítica e Redes Sociais da agremiação, foi escolhida por ser o dia da morte de Paulinho Faria, o icônico apresentador do Boi Garantido, que faleceu vitimado pela covid – 19 em 2021.

O presidente do bumbá encarnado, Antônio Andrade, define Paulinho como sendo um símbolo de amor e dedicação ao Garantido. “Ele representa todos os homens e mulheres que escreveram as páginas da história do Garantido. A partir de agora, o ‘Dia da Comunhão’ entra para o calendário vermelho e branco afinal, sempre lutaremos para preservar nossa história e todos que fizeram e fazem parte dela”, afirma.

O espetáculo será dirigido pelo produtor Jorge Kennedy, com roteiro de Mencius Melo, membros da Direção Geral do Espetáculo (DGE). No palco estarão Batucada Encarnada, Companhia de Dança Folclórica Garantido Show, Bailado Corrido, Vaqueirada e outros integrantes dos corpos artísticos que compõem o staff do Garantido.

Também participam do evento, o apresentador Israel Paulain, os levantadores de toada David Assayag, Sebastião Jr, Márcia Siqueira e Edilson Santana, o pajé Adriano Paketá, a rainha do folclore, Edilene Tavares, a sinhazinha Valentina Coimbra, a cunhã poranga Isabelle Nogueira e a porta-estandarte Érica Castro.  João Paulo Faria, amo do boi e sobrinho do homenageado da noite, fará uma participação especial.

João Paulo Faria, afirma que é uma emoção muito grande, como torcedor do Garantido, poder fazer parte desse momento em que o Boi volta a valorizar a sua própria história e as pessoas que a construíram. “É uma honra e privilégio ser o Amo do Garantido num momento tão marcante e eu mal posso esperar para que todos vejam o que preparamos”, diz.

Exaltação à tradição

Mencius Melo destaca que a história do Garantido é feita por homens e mulheres que escreveram todas as páginas de sua trajetória. “A proposta é exaltar nossa memória e tradição, que tanto preservamos e escolher simbolicamente a data em que Paulinho Faria nos deixou, reforça ainda mais a nossa identidade”, explicou. “É por atitudes como essas que sabemos com propriedade a nossa origem popular”, afirma.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo